Clima adverso impactou parte das lavouras de café conilon no ES

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Se o arábica registra alta na produção, para o conilon é esperada uma queda de 11,2% em relação à safra passada. A colheita estimada pela Conab chega a 16,17 milhões de sacas. Mesmo com a redução confirmada, esta é a terceira maior colheita registrada para a espécie.

Foto: arquivo Istock

Esse resultado é reflexo da menor produtividade verificada, influenciada pelas condições climáticas adversas registradas no principal estado produtor, Espírito Santo, que impactou parte das lavouras, principalmente em fases iniciais do ciclo. No estado capixaba, a colheita está estimada em cerca de 13 milhões de sacas no total, sendo 10,16 milhões de sacas apenas de conilon.

Tendência do Clima

Nesta quinta (14/12) e na sexta-feira (15/12), o sol predomina em todo o estado capixaba. Pancada rápidas de chuva serão observadas entre o sul e leste do estado. A temperatura sobe e faz calor. Para o sábado (16/12), o tempo não muda muito. O sol aparece e ocorrem pancadas rápidas e passageiras pelo estado. Essa chuva não consegue reverter o quadro de déficit hídrico.

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a partir do dia 18/12 uma mudança na configuração dos ventos irá favorecer o aumento das condições de chuva.

Veja também: Como será o Verão com El Niño para a agricultura brasileira

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!