A colheita do trigo está tecnicamente encerrada no Rio Grande do Sul. Em termos gerais, estima-se que a área colhida está muito próxima a 100% da área cultivada. A produtividade inicial estimada pela Emater/RS-Ascar era de 3.021 kg/ha e a revista, ao iniciar a colheita, é de 2.164 kg/ha. Contudo, os resultados ainda foram mais impactados pela baixa qualidade do produto obtido, com predomínio de grãos sem características adequadas à indústria de farináceos. Consequentemente, os efeitos econômicos da safra foram insatisfatórios.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Fronteira Oeste, a colheita foi finalizada, mas resta pequena área na Campanha, nos municípios de Caçapava do Sul, Dom Pedrito e Lavras do Sul, representando 0,67% da área cultivada na região. O clima tem sido favorável para a colheita das últimas lavouras, embora a quebra na produtividade e na qualidade dos grãos já esteja consolidada devido às condições climáticas adversas durante toda a primavera.
Estima-se que em 54% da produção, o PH apresentou-se abaixo de 76; em 27%, o PH situou-se entre 76 e 78; e apenas 19% apresentaram grãos de melhor qualidade, com PH superior a 78. A produtividade média na região está cerca de 30% abaixo da expectativa inicial, destacando-se as perdas estimadas em São Gabriel (50%), Quaraí (44%), Itacurubi (43%), Caçapava do Sul (42%), Santana do Livramento (41%), Lavras do Sul (40%), São Borja (39%) e Manoel Viana (38%). Em Caxias do Sul, a colheita está em finalização nos Campos de Cima da Serra, e a qualidade do grão permanece muito abaixo da ideal. As áreas com melhor qualidade alcançam peso do hectolitro de no máximo 76.
Na de Ijuí, a safra foi encerrada. Um levantamento realizado pelos técnicos da Emater/RS-Ascar revela a baixa qualidade do trigo colhido. Dos resultados obtidos, cerca de 5% do volume colhido apresenta PH superior a 78; aproximadamente 15% encontram-se na faixa de PH entre 76 e 78; e cerca de 80% possuem PH abaixo de 76. Na de Santa Rosa, aproximadamente nove milhões de sacas de trigo foram colhidas. Estima-se que 24% apresentem PH 78 ou superior; 38%, entre 75 e 77; 27%, entre 72 e 74; e 11%, classificados como triguilho.
Tendência do Clima
Neste sábado (16/12) o tempo fica firme sem chuva no extremo da região noroeste, com chuva rápida e irregular em toda a faixa litorânea. No extremo sul do Rio Grande do Sul ocorrem pancadas isoladas de chuva concentradas no período da tarde, inclusive em Porto Alegre. A chuva é mais volumosa na região de Uruguaiana e na serra.
No domingo, a temperatura sobe. Há previsão de fortes pancadas de chuva concentradas no período da tarde entre a região de Uruguaiana, Campanha, Santa Maria e no sul do estado. Nas demais regiões o tempo fica firme, inclusive na Região Metropolitana.