Semeadura da soja alcança 90% no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A área semeada com soja no Rio Grande do Sul alcançou 90%, recuperando parcialmente o atraso, causado pelas condições adversas de excesso de chuvas e elevada umidade do solo, que impediram a correta deposição de sementes e a ampliação dos cultivos. Foram observados sinais de erosão, principalmente em áreas de plantio convencional. O desenvolvimento da cultura é satisfatório, especialmente nas lavouras semeadas a partir de 15/11, nas quais as plantas apresentam crescimento vigoroso e estrutura mais robusta, com menor distância entre trifólios e caules mais espessos. As lavouras semeadas no início do período do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), entre 20/10 e 10/11, recuperaram-se bem, e houve emissão de folhas novas bem desenvolvidas.

Foto: Getty Images

Também há concentração de esforços no monitoramento e na implementação de estratégias para prevenção e controle da ferrugem asiática.

Leia também: Alerta: Ventos no Brasil ajudam a disseminar casos de ferrugem asiática na safra 23/24

Na região da Campanha, é considerável quantidade de lavouras com estande abaixo do ideal. Em Caçapava do Sul, o plantio avançou atingindo 87% da área total estimada. Em Candiota, 70% das lavouras foram plantadas. Há infestações expressivas de plantas daninhas concentradas em pontos mais úmidos das lavouras, o que impossibilita o acesso de pulverizadores.

Na Fronteira Oeste, em Barra do Quaraí e Uruguaiana, a implantação de áreas está atrasada, e alguns consideram desistir do plantio da cultura devido aos riscos frequentes de alagamento de áreas. Em São Borja, 95% das lavouras foram semeadas. Em Manoel Viana, a implantação da cultura atinge 96% da área total prevista. Em Ijuí, a semeadura, que se aproxima do final, chegando a 97%. O plantio aproxima-se do encerramento nas regiões de Erechim, onde 95% foram semeados; na de Santa Maria, 90%; na de Santa Rosa, 95%; e na de Passo Fundo, 98%; Em e Soledade, aproximadamente 90% foi plantado.

Alerta: possibilidade de ciclone extratropical no Sul. Veja a anãlise dos próximos dias

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!