O Verão começou e a atmosfera típica da estação já contribui para a formação de nuvens e a ocorrência de chuva, principalmente no Brasil Central e em áreas produtoras do interior do país. Dados das estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mostram que choveu em várias regiões produtoras importantes entre 10h do dia 25/12 e 10h da manhã de hoje, dia 26 de dezembro:
Porto Velho (RO) – 50mm, Vilhena (RO) – 39,8 mm, Juti (MS)- 29,2mm, Novo Mundo (MT) – 31mm, Laranjeiras do Sul (PR) – 35mm, Cidade Gaúcha (PR) – 37,2mm.
A semana vai ser marcada por mais chuva. A tendência é que a precipitação colabore para aumentar a umidade do solo nas áreas onde a nova safra de Verão 23/24 está em desenvolvimento no campo. Veja a tendência:
A terça-feira (26/12), é de tempo firme em boa parte dos estados do Sul. Chove pontualmente no extremo norte do Paraná, sem alertas. No Sudeste, o deslocamento da frente fria, vai colaborar para aumentar a umidade na Região. Pode chover forte no leste de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Zona da Mata mineira, além do sul do Espírito Santo.
Para o Centro-Oeste, a condição será de sol e bastante variação de nuvens durante a terça-feira em quase toda a Região. A passagem da frente fria pela Região Sudeste irá contribuir para canalizar umidade para o Centro-oeste do Brasil. Assim, o calor e a alta umidade favorecem a ocorrência de pancadas de chuva a partir da tarde na maioria das áreas, principalmente no Pantanal. Tempo firme no sul do Mato Grosso do Sul e nordeste de
Goiás.
Para o Nordeste, o sol aparece e não chove em quase toda a Bahia, sul do Piauí e extremo sul do Maranhão. Entre o Recôncavo Baiano e o norte do Rio Grande do Norte e entre o litoral do Piauí e do Maranhão, chove de forma passageira. Entre Recife e Natal, a chuva vem a qualquer hora do dia
e pode ser moderada a forte. Nas outras áreas, sol com aumento de nuvens ao longo da tarde e pancadas de chuva com trovoadas.
No Norte do Brasil, o tempo ainda muito instável no oeste da região, entre o Acre, oeste do Amazonas e sul de Roraima devido à alta umidade e forte aquecimento. No norte e leste do Amapá, muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Tempo firme no leste do Tocantins. Nas demais áreas, chove a partir da tarde na forma de pancadas.
Para a semana de 27 a 31 de dezembro, a chuva se espalha por boa parte do Brasil. Observe no mapa abaixo o acumulado de chuva previsto para o período.
Alerta de Temporais – 27/12/2023
Veja no mapa abaixo as áreas onde há alertas para temporais nesta quarta-feira, dia 27 de dezembro.
Leia também: Chuva diminui no Sul e temporais ganham força no Sudeste
No Agrotalk: ESG, Diversidade e Inclusão
Conheça a Central El Niño
A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!