Parte de Minas Gerais tem enfrentado uma severa seca neste ano, provocada pelo El Niño. Até o momento, 169 municípios decretaram situação de emergência e 326 mil produtores foram afetados pela estiagem, segundo levantamento da Emater-MG.
Em 56,4% das propriedades, o estoque de volumoso para alimentar o gado (cana, silagem e capineira) está esgotado e 27,8% têm quantidade suficiente somente para os próximos 15 dias. Apenas 15,8% das propriedades pesquisadas possuem alimentação suficiente para o gado para o período de 30 dias.
Tempo começa a mudar: chuva à vista
Os municípios mineiros afetados pela estiagem estão localizados no noroeste, norte, Vale do Jequitinhonha e região do Mucuri. Nesta sexta-feira (29/12), o calor e a umidade vão favorecer a formação de algumas nuvens e a ocorrência de pancadas de chuva em pequenas áreas do noroeste, centro-oeste de Minas, triângulo mineiro, Grande Belo Horizonte.
Virada no tempo
Para os próximos dias, a tendência é de aumento da chuva no estado de Minas Gerais, inclusive nas áreas mineiras que decretaram emergência por causa da estiagem. A chuva chega em uma boa hora para os pecuaristas que migraram seu rebanho para áreas do Espírito Santo e Bahia, por causa da falta de chuva.
No sábado, o calor e o deslocamento de uma frente fria irão favorecer a formação de nuvens muito carregadas. A previsão é de alerta para chuva forte na região central do estado de Minas, zona da mata mineira, Vale do Rio Doce, Grande Belo Horizonte com acumulados até 50mm. A chuva vem em forma de temporais com rajadas de vento entre 70 a 90km/h. Atenção para a possibilidade de enxurrada e deslizamentos de terra em algumas localidades do estado. Veja o mapa de previsão de chuva acumulada para o período de 29/12 até 02 de janeiro de 2024:
No domingo, último dia do ano, a frente fria avança e as instabilidades se espalham sobre Minas Gerais. Novamente será um dia de alerta para mais chuva forte e temporais acompanhados de rajadas de vento e descargas elétricas atmosféricas.
No primeiro dia do ano (01/01), o tempo segue bastante instável em todo o estado de Minas Gerais que fica em alerta para chuva forte e volumosa. Novamente, não se descarta a possibilidade de fortes temporais com rajadas de vento e deslizamentos de terra. Será mais um dia de atenção e alerta.
Veja também: Virada 23/24: confira a tendência para o Ano Novo no Brasil
Erros comuns podem comprometer a pulverização da lavoura de soja
Conheça a Central El Niño
A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!