Alerta de muita chuva para áreas agrícolas do MATOPIBA

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

No Maranhão, o regime pluviométrico dos últimos dias favoreceu as adubações de cobertura do arroz e o controle fitossanitário, assim como o abastecimento dos reservatórios para irrigação. No Tocantins, os trabalhos de colheita do arroz começaram nos campos.

Feijão 1ª safra

Na Bahia, foi observado uma maior incidência de pragas como mosca-branca e lagartas. Mas de uma forma geral, as condições climáticas no oeste e centro-norte do estado estão favoráveis ao feijão primeira safra.

Milho 1ª safra

No Piauí, as últimas precipitações observadas de forma mais intensas e regular favoreceu o avanço no sudoeste e no norte do estado. No oeste baiano, as lavouras seguem com bom desenvolvimento, porém com registro de infestações de cigarrinhas e lagartas. No Pará e no Maranhão, o plantio do milho primeira safra está atrasado, apesar do avanço na semeadura.

Soja

Os produtores colocaram as máquinas no campo para dar início a colheita da soja em áreas irrigadas na Bahia. A maioria das lavouras, inclusive as de sequeiro, apresentam boas condições. No Maranhão, a colheita também foi iniciada, especialmente no sul do estado. A falta de chuva prejudicou o andamento do plantio e a semeadura da soja ainda está em andamento nas regiões central, leste e oeste maranhense.

FORMAÇÃO DE ZCAS – ALERTA DE CHUVA FORTE

Toda fronteira agrícola do Matopiba fica em alerta para chuva forte e por vezes volumosa nos próximos cinco dias, alerta a meteorologista da Climatempo, Fabiana Weykamp.

Conforme previsto desde o final da semana anterior, os modelos de previsão indicam a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a partir desta quarta-feira (24/01), sobre áreas do sudeste do Amazonas, sul do Pará, norte de Mato Grosso e Tocantins, assim como áreas do norte de Goiás, sul e oeste da Bahia, norte de Minas e do Espírito Santo. Nestas localidades, o alerta é para chuva persistente e volumosa com potencial para acumular valores acima de 180 milímetros, até a segunda-feira, 29 de janeiro. Veja no mapa abaixo o volume de acumulado de chuva para os próximos dias:

Leia também: Com clima favorável, arroz segue em fase de floração nos campos gaúchos

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!