Clima é favorável para a colheita do feijão

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O plantio do feijão primeira safra, na região nordeste do Rio Grande do Sul, foi finalizado. A projeção de cultivo em primeira safra, é de 29.053 hectares. Houve prosseguimento da colheita nas demais regiões produtoras, e a estimativa de produtividade é de 1.775 kg/ha.

Em Caxias do Sul, nos Campos de Cima da Serra, foi finalizado o processo de plantio. As primeiras lavouras foram semeadas no início de dezembro e estão ingressando na fase de florescimento. As demais áreas permanecem em desenvolvimento vegetativo, apresentando aspecto sanitário satisfatório e promissora expectativa de rendimento, de acordo com o levantamento da Emater/Ascar-RS.

Em Ijuí, a colheita está em estágio final (83%), com boa qualidade do grão e média de produtividade próxima a 1.800 kg/ha, superior em comparação aos anos anteriores. Ao mesmo tempo, nas áreas onde o milho já foi colhido, o produtor iniciou a semeadura do feijão 2ª safra.

Foto: Getty Images

Clima favorável para a colheita

Em Soledade, apesar de alguns períodos de chuva, as condições climáticas proporcionaram ambiente favorável para a colheita de feijão. A presença de janelas de tempo firme e sol facilitou a realização, de modo eficiente, da operação. No entanto, a situação das lavouras colhidas revela grande diversidade. Aquelas semeadas precocemente foram impactadas pelo excesso de chuva durante o ciclo, resultando em produtividades abaixo do esperado. Porém, as lavouras com implantação mais tardia demonstram desempenho produtivo superior, refletindo também em melhor qualidade de grão. Até o momento, 80% da área foi colhida. A produtividade atual é de 1.300 kg/ha, com redução próxima a 20% em comparação à expectativa inicial de 1.600 kg/ha.

Tendência do Clima para o Rio Grande do Sul nos próximos dias

Na terça-feira (30/01), o tempo firme volta a predominar em boa parte do Rio Grande do Sul. O sol brilha forte entre algumas nuvens, em toda a região oeste, central e da Campanha. Ainda chove de forma rápida e isolada entre o sul gaúcho e a Região Metropolitana de Porto Alegre. Na serra, ocorrem pancadas de chuva. 

Na quarta-feira (31/01) e quinta-feira (01/02), o tempo não muda muito. Muito sol e pouca nebulosidade no estado. Na serra gaúcha é que há previsão de pancadas de chuva isoladas à tarde.

Será uma semana de tempo mais estável nos campos gaúchos. O calor vai chamar a atenção.

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!