Onda de calor em parte do Sul do Brasil deixa produtor em alerta

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O calor está dando o que falar na Região Sul. O último fim de semana foi marcado por temperaturas muito elevadas em algumas cidades do oeste gaúcho. É que uma massa de ar quente e seco ganhou força sobre parte do estado e colabora para inibir a formação de nuvens de chuva.

A tendência para os próximos dias é de mais calor pela Região e também em Mato Grosso do Sul. Com as temperaturas se elevando de 3°C a 5°C acima do que seria o normal para esta época do ano e por um período acima de 5 dias, podemos dizer que uma onda de calor vai atuar nestas áreas do Brasil.

Alerta para comprometimento da produtividade

Observe no mapa as áreas em alerta para temperaturas bastante elevadas. Essa onda de calor pode se estender até o dia 10 de fevereiro o que irá exigir do produtor rural uma atenção maior para as áreas de soja ainda em desenvolvimento no campo. A umidade do solo já começou a diminuir em algumas áreas e o aumento das temperaturas está ocasionando maior evapotranspiração, resultando em alguns sintomas de deficiência hídrica nos períodos mais ensolarados do dia.

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, na quarta-feira (07/02) o tempo segue firme, com muito sol e temperaturas bastante elevadas no interior do estado e baixa umidade do ar. Há chance de chuva passageira se concentra apenas nas áreas serranas.

Leia também: Região Sul concentra 95% da produção brasileira de tabaco

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!