Arroz: Estimativa indica aumento de área safra 23/24

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

De acordo com o último prognóstico do IBGE, a estimativa para 2024 aponta uma produção de 10,4 milhões de toneladas de arroz, decréscimo de 0,5% em relação ao 3º prognóstico, e crescimento de 1,1% em relação ao volume produzido em 2023.

A área plantada deve crescer 3,1%; a área a ser colhida aumentar 4,3% e o rendimento médio diminuir 3,1%. É importante ressaltar o aumento das áreas de arroz, pois ao longo dos últimos anos ocorreu uma redução das mesmas, em função, principalmente, da substituição por outras lavouras mais rentáveis, como a soja. Para 2024, há uma perspectiva para melhores preços do arroz.

Tendência do Clima nas áreas produtoras de arroz do Sul

Nesta sexta-feira (09/02), o sol aparece em todo o Rio Grande do Sul. Previsão de pancadas de chuva entre a tarde e a noite estão previstas para a região norte, Missões e faixa centro-oeste.

No sábado (10/02), há previsão de pancadas de chuva entre a tarde e a noite na faixa centro-oeste, Missões, Campanha e sul do estado.

Para o domingo (11/02), o sol aparece, mas o destaque é que a noite, uma frente fria chega ao estado. O sistema reforça a chuva no centro-oeste, na Campanha, no sul e nas Missões durante a noite. Para o restante do estado, a condição será de muito calor, devido ao calor pré-frontal somado à massa de ar quente que está sobre a região. A capital Porto Alegre poderá registrar recorde de calor para o ano neste domingo.

Leia também: Aquecimento global em um ano supera 1,5°C pela primeira vez

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!