Paraná planeja investimentos em irrigação para mitigar os efeitos das mudanças climáticas

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

As adversidades climáticas neste ano safra tem impactado o estado do Paraná. Outubro e novembro de 2023 foram dois meses difíceis com chuva e grandes estragos. Ao todo, 116 municípios decretaram emergência ou calamidade. Depois já pro final de Dezembro e Janeiro de 2024 veio a seca e as altas temperaturas que impactaram a produção em um momento importante para o desenvolvimento das culturas. As perdas contabilizadas até agora são enormes.

De acordo com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, durante coletiva na feira Show Rural Copavel a estimativa até agora, é de uma quebra em torno de 12% para o todo o estado. Algumas regiões produtoras localmente podem contabilizar entre 20% a 30% de quebra. Ele atribui essa perda a influência do clima.

Ele destacou também algumas iniciativas do Estado. “O Paraná tem uma agricultura muito diversificada e feita preponderantemente por pequenos. Estamos trabalhando em um incentivo na área de irrigação, um plano de uso racional de água e um refinamento do zoneamento agrícola climático”, disse Ortigara.

Veja no vídeo:

Crédito – Cinegrafista: Lucas Coutinho/ Direção de imagens: Vicente Delgado

Ortigara também lembrou que os campeões de produtividade hoje são aqueles que tratam a terra com carinho e utilizam matéria orgânica, insumos, fixação biológica de nitrogênio. Conhecimento e o uso da tecnologia de forma correta irá alavancar o caminho do crescimento da agricultura brasileira.

“Tanto quanto possível, estamos aperfeiçoando as nossas políticas para esse setor tão dinâmico, eficiente e sustentável, para que o Paraná continue tendo a melhor agricultura do Brasil”, disse o secretário.

Crédito – Cinegrafista: Lucas Coutinho/ Direção de imagens: Vicente Delgado

A feira Show Rural Copavel é o primeiro no calendário de grandes feiras agrícolas pelo país e ajuda a calibrar o futuro do agronegócio paranaense e brasileiro. “O Show Rural tem a missão de mostrar ao nosso agricultor as inovações do setor, que é o negócio da economia do Paraná”, finaliza o secretário.

Veja também: Show Rural Copavel abre calendário de feiras agrícolas com recorde de visitação

Leia também: Aquecimento global em um ano supera 1,5°C pela primeira vez

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!