A semeadura do algodão nas áreas produtoras brasileiras está na reta final e já atinge 95,3% do total da área, de acordo com o último boletim semanal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Em Mato Grosso, a semeadura está encerrando e o desenvolvimento é bom. Em Mato Grosso do Sul, as lavouras continuam apresentando excelente desenvolvimento, com bastante uniformidade. Em Goiás, as condições climáticas foram favoráveis ao desenvolvimento. Áreas de safrinha ainda estão sendo semeadas.
Na Bahia, as lavouras apresentam bom desenvolvimento e o plantio das irrigadas segue avançando. No Maranhão, as lavouras estão em boas condições. No Piauí, as lavouras seguem se desenvolvendo em boas condições.
Em Minas Gerais, as condições são boas. Em São Paulo, as lavouras estão em fase de formação de maçãs.
Tendência do Clima
Tem muita chuva prevista para os estados do Sudeste até o domingo (18/02), mesmo com o afastamento desta frente fria para o alto-mar. A circulação ciclônica de ventos vai predominar na maior parte do Sudeste nos próximos dias, mantendo as condições favoráveis para o crescimento de nuvens carregadas.
Possibilidade de formação de ciclone na costa do Sudeste
A segunda quinzena de fevereiro vai começar mantendo os padrões observados nos últimos dias: muita umidade e calor no Brasil. As nuvens carregadas crescem por todo o país por causa da grande disponibilidade de umidade.
As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva na costa norte do Brasil.
Pancadas de chuva pode ser fortes em muitas áreas do Brasil
Conheça a Central El Niño
A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!