Maça apresenta baixo calibre em Santa Catarina

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Chuvas acompanhadas de queda de granizo: o clima tem impactado a safra de maça no Sul que oficialmente começa dia 24 de fevereiro em Santa Catarina. Na região serrana de São Joaquim, há relatos de produtores sobre o calibre da fruta que está bem menor se comparado a safra anterior. A cor da maça não está uniforme e o abortamento da variedade gala depois de um episódio de chuva forte com granizo na fase da florada impactou a fruta.

Foto: Katia Fenner -São Joaquim -SC

Katia Fenner, é produtora de maça na serra catarinense e pretende iniciar a colheita até o final do mês de fevereiro. “O calibre da maça está um pouco menor, eu notei. Observei abortamento na época da florada, a coloração em alguns pés não está uniforme, metade verde e metade vermelha, mas acredito em uma safra boa, de forma geral”, relata com otimismo a produtora Fenner.

Perspectivas para a safra

De acordo com Rafael Grillo, presidente da AMAP – Associação dos Produtores de Maça e Pera de Santa Catarina, o ano foi atípico. Inicialmente a safra começou com uma perspectiva de uma super safra e, por causa das condições adversas do clima (muita chuva na época da florada) o cenário não acabou se concretizando.

Atualmente, a indicação é de uma estimativa de safra bem parecida com a do ano anterior. Um número de frutos que atende o mercado interno e externo. Com relação a qualidade da maça, foi um ano difícil. As máquinas agrícolas tiveram dificuldade para entrar no campo e realizar o tratamento, mas de forma geral os produtores observaram poucas áreas com problema.

“Apesar de alguns episódios de queda de granizo, não foi um ano tão problemático neste aspecto. Acredito em uma safra com qualidade com um pouco menos de cor, mas é uma safra que irá garantir o abastecimento em todo o Brasil” enfatiza Grillo.

Foto: Katia Fenner -São Joaquim -SC

Maça gaúcha

Apesar de algumas áreas gaúchas já terem iniciado a colheita da maça, os produtores seguem as roçadas, o monitoramento de pragas e de doenças bem como tratamentos fitossanitários preventivos e curativos, conforme o calendário de tratamentos para o período e as fases da cultura.

Tendência do Clima

A tendência é de pouca chuva para os próximos dias no Rio Grade do Sul e serra de Santa Catarina. A chuva que cair será em forma de pancada isolada e irregular.

Leia também: Fim do El Niño e volta da La Niña. Meteorologista aponta mudanças no segundo semestre

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!