Café supera seca e desenvolve bem na região mineira de Candeias

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Helton Sena é cafeicultor em Candeias, Minas Gerais e está otimista com as lavouras de café arábica de sua propriedade. “Graças a Deus os pés de café superaram a seca e estão crescendo. As lavouras esqueletadas estão vegetando bem e quando saio para monitorar o cafezal observo que o enchimento de grão está acontecendo de forma satisfatória e em alguns locais já começando a amadurecer.”, relata o produtor.

A foto acima enviada pelo cafeicultor é de uma lavoura que produziu 50 sacos por hectare em 2022. Após a colheita, ele realizou a poda de esqueletamento. Em 2023, a árvore não produziu, mas para este ano a estimativa é obter 70 sacos.

Tratos culturais

Durante o mês de janeiro com as poucas chuvas ocorridas na região o cafeicultor aproveitou para avançar com os tratos culturais. Realizou controle de doenças e plantas daninhas. Por causa das inúmeras floradas ocorridas no ano passado, alguns pés de café apresentam grãos bem graúdos, porém desuniformes. Veja a foto abaixo:

Foto: Helton Sena – Candeias – MG

“As ondas de calor no final de 2023 afetaram muito o cafeeiro, houve um atraso na resposta às adubações e também na vegetação das lavouras podadas. Parece que normalizou, mas o dano foi muito forte”, conta Helton.

De acordo com o cafeicultor, a previsão para o início de colheita é na segunda quinzena de abril.

Tendência do Clima

O mapa de chuva acumulada mostra que para o período entre 21 e 25 de fevereiro são esperados algumas pancadas de chuva que podem acumular até 30 milímetros no centro-sul mineiro.

Veja no podcast Agrotalk: Relatório auxilia produtor em caso de perda por adversidade climática

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!

Foto: Helton Sena – Candeias – MG