Chuva forte pode paralisar colheita da soja no norte do MT

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A colheita da soja avança no estado de Mato Grosso. Ao todo, já foram colhidos 84,66%, de acordo com informações do Instituto Mato grossense de Economia Agropecuária (IMEA).

As regiões médio norte (99,18%) e a oeste (98,02%), praticamente finalizaram a colheita, respectivamente. A região sudeste do estado já colheu 73,72% da área. A região de Sorriso, localizada no norte do estado, o ritmo da colheita está acelerado com 90% da área de soja safra 23/24 já colhida.

Foto: arquivo istock

Março com expectativa de chuva dentro da média

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, as condições do tempo para março é de chuva dentro da média (207 mm).

Há previsão de chuva generalizada de moderada intensidade sobre o norte de Mato Grosso nesta semana que poderá interromper momentaneamente as atividades de colheita. Por outro lado, a precipitação favorece a manutenção de umidade no solo para o desenvolvimento das lavouras de milho segunda safra.

Já para o sul de Mato Grosso, que enfrenta um maior déficit de chuvas e calor excessivo, os episódios devem ser mais isolados e com menores volumes acumulados. Nestas áreas, o estresse hídrico e térmico continua afetando as lavouras em desenvolvimento. 

Temperatura

A temperatura para março deve ficar um pouco acima da média para o período que é de 30ºC. Destaque para o calor intenso no norte e sudoeste de Mato Grosso. Não se descarta episódios de onda de calor.

Por isso, o produtor deve estar atento ao monitoramento da umidade do solo para o desenvolvimento e a maturação do milho 2ª safra.

Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite um orçamento!