Clima tem favorecido a ferrugem asiática nas lavouras de soja do RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Em Caxias do Sul, as lavouras continuam se desenvolvendo satisfatoriamente. Aproximadamente 70% da área está em enchimento de grãos, 25% em floração, e o restante ainda em desenvolvimento vegetativo. Algumas áreas semeadas mais no cedo estão entrando em fase de maturação. A expectativa de rendimento da safra segue elevada com média de 3.740 kg/ha.

Em Erechim, as chuvas periódicas beneficiaram a cultura, que tem boa carga de vagem. A safra deverá ser normal. Em Passo Fundo, 5% das lavouras estão em fase de floração, e 95% em formação de vagem. Em Frederico Westphalen, as lavouras estão principalmente em fase de formação de grãos (74%), e 6% entraram em maturação. O retorno de precipitações expressivas proporcionou ótimo desenvolvimento da cultura, que retomou melhores expectativas de produtividades, chegando a 3.700 kg/ha, um acréscimo de 6%.

Condições ambientais tem favorecido o surgimento da ferrugem asiática

Há grande incidência de ferrugem, principalmente nas lavouras semeadas no tarde – após o trigo – nos Campos de Cima da Serra.

A atenção do produtor está voltada ao manejo da ferrugem-asiática, que tem encontrado condições ambientais propícias, além da grande pressão de esporos nas áreas e do alto índice de área foliar, que tem gerado certas dificuldades no manejo dos cultivos.

De acordo com a Emater/Ascar-RS, ocorre com bastante frequência e intensidade, situações de fitotoxidade relacionadas a aplicações de fungicidas, principalmente referente a erros no posicionamento dos produtos e à tecnologia de aplicação.

Em Ijuí, aproximadamente 77% das lavouras estão em estádio de formação e enchimento de grãos com bom potencial produtivo. Houve aumento acentuado da pressão de ferrugem da soja em todas as lavouras da região. Há alta severidade nos trifólios inferiores e presença de lesões visíveis no terço médio das plantas. Sintomas de fitotoxicidade de fungicidas estão presentes, em algumas lavouras, em consequência das aplicações realizadas, quando as temperaturas estavam elevadas e as plantas com estresse hídrico.

Nova cultivar é resistente a ferrugem asiática da soja

Leia também: Como fica o clima em Março de 2024?

Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite um orçamento!