De acordo com o 6º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área plantada de arroz apresenta um crescimento de 4,7%, chegando a 1,55 mil hectares, o que leva a uma expectativa de produção de 10,55 milhões de toneladas.
A semeadura nas principais áreas produtoras no país já foi concluída, apesar das adversidades climáticas. No Rio Grande do Sul, por exemplo, as chuvas excessivas e enchentes ocorridas durante o plantio inviabilizaram a operação em alguns locais.
ALERTA PARA TEMPORAIS NO SUL DO BRASIL
Os produtores da Região Sul devem estar atentos. O avanço de uma frente fria vai provocar chuvas mais fortes sobre áreas do sul e oeste do Rio Grande do Sul e no final de semana a chuva tende a se espalhar um pouco mais pelos três estados do Sul do país. Há previsão para temporais e muita ventania. Não se descarta a possibilidade para ocorrência de queda de granizo que pode atingir as áreas agrícolas.
Vale destacar, que os maiores volumes precipitação devem se concentrar no Rio Grande do Sul, enquanto entre Santa Catarina e Paraná a chuvas devem ocorrer com mais intensidade sobre a faixa leste dos dois estados, mas no interior os episódios devem chegar de uma forma mais isolada e com intensidade de fraca a moderada. Observe o mapa de chuva acumulada abaixo;
Veja também: Clima vai determinar o ritmo de retorno das usinas de cana
Quer saber como se tornar Premium e ter acesso a recursos climáticos exclusivos? Clique aqui e saiba mais!
No Podcast Agrotalk: Como o produtor de soja pode se proteger da volatilidade dos preços?