As baixas precipitações e a temperatura acima do normal nas áreas produtoras de Goiás impactaram a qualidade das lavouras. Já na reta final da colheita da safra de soja 23/24, alguns produtores reportaram o problema do atraso na época do plantio e agora uma qualidade do grão um pouco inferior se comparado a safra passada.
Diante dos impactos climáticos, principalmente no início do plantio, o secretário de Agricultura do estado de Goiás, Pedro Leonardo Rezende, em entrevista ao Agroclima durante a 21º edição da Tecnoshow disse que é fundamental compreender o clima e a realidade imposta no campo e trouxe uma estimativa para os números. Veja:
Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de Abril de 2024, apontam uma produtividade de 4.027 kilos por hectare na safra 23/24 de soja em Goiás. Uma variação de 12,3%se comparado a safra anterior de 4.593 kilos por hectares. O 7º levantamento da Conab aponta para uma produção de um pouco mais de 28 milhões de toneladas.
A colheita avançou em todas as regiões do estado, visto que a porção sul é mais adiantada em relação ao leste, oeste e norte. A colheita já alcançou 83% das áreas do estado, segundo levantamento da Conab.
Quer saber como se tornar Premium e ter acesso a recursos climáticos exclusivos? Clique aqui e saiba mais!