A sexta-feira (09/05) amanheceu com um cenário de prejuízo total para a produtora de soja Renata Alves de Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul.
Ao percorrer a área de 62 hectares, a produtora se deparou com a enchente que cobriu a lavoura de soja que estava no ponto certo de colher com as vagens abrindo.
Fotos: Renata Alves – produtora em Santa Vitória do Palmar – RS
A produtora conta que diante do prejuízo total de suas lavouras calcula que o prejuízo será de aproximadamente meio milhão de reais somente nesta área. “Não tenho seguro porque não uso banco para financiamento das lavouras. Pretendo vender uns terneiros para cobrir o prejuízo”, relata Alves.
Fotos: Renata Alves – produtora em Santa Vitória do Palmar – RS
De acordo com a Emater/Ascar/RS, a situação no município de Santa Vitória do Palmar, é bastante crítica. Do total de área semeada pelos produtores da cidade, apenas 30% haviam sido colhidos.
Veja como fica a previsão do tempo para o Rio Grande do Sul
Nesta sexta-feira (10/05), novas áreas de instabilidade voltam a se espalhar pelo Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuva forte entre o centro, norte, serra, vales e leste gaúcho. Em Porto Alegre, o sol aparece entre muitas nuvens e a partir da tarde a previsão é de pancadas de chuva que vem com forte intensidade. No oeste, campanha e sul do estado o dia é chuvoso.
No sábado (11/05), o dia fica chuvoso no oeste, campanha, sul, centro e Porto Alegre, sendo que em alguns momentos a chuva pode vir com forte intensidade. No noroeste, norte, nordeste e serra sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva que podem ser mais intensas.
O domingo (12/05), será chuvoso em grande parte do Rio Grande do Sul. Em alguns momentos a chuva vêm forte entre as missões, nordeste, serra, vales, centro, leste e Porto Alegre. No noroeste e norte do Estado o sol aparece entre nuvens e a chuva ocorre com menor intensidade.
Na segunda-feira (13/05), o dia permanece chuvoso em grande parte do Rio Grande do Sul. Nas áreas do noroeste, norte, nordeste, serra, vales e litoral a chuva pode ser mais forte em alguns períodos do dia. No oeste e parte da Campanha o céu fica nublado e pode garoar. As temperaturas começam a cair entre a Campanha e o oeste gaúcho.
Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!
Está aberta a inscrição do II EMSEA – Encontro Nacional aplicado as Mudanças Climáticas. Venha participar