A segunda safra de milho do Paraná está no campo. A nova estimativa de safra aponta uma produção de 13,2 milhões de toneladas. A colheita, que normalmente iniciava em junho, já está em andamento com 4%, de acordo com levantamento do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral).
“As consequências do calor bastante forte do início do ciclo devem ser observadas à medida que a colheita for evoluindo, com tendência de queda na produção”, ponderou Edmar Gervásio, analista da cultura no departamento, que faz parte da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Do que está em campo, cerca de 51% podem ser considerados em condições boas, 32%, médias e 17% em situação ruim. “Isso é um indicativo de produção menor”, disse Gervásio.
O milho foi plantado mais cedo em razão da antecipação na cultura da soja, e ocupa parte do espaço daquela. No caso da oleaginosa, a colheita já encerrou com produção de aproximadamente 18,4 milhões de toneladas.
Tendência do clima para os próximos dias no Paraná
O sábado (01/06), pode começar com névoa/nevoeiro em parte do leste e litoral do Paraná. O final de semana será marcado por sol, principalmente no norte paranaense. O risco para geada já diminui, mas as primeiras horas do dia será gelada com tardes que continuam frias, porém, sem previsão de chuva.
O domingo (02/06), será com temperaturas mais baixas, porém durante à tarde, com a presença do sol, as máximas voltam a subir de forma gradual. Não há previsão de chuva para nenhuma região e nas cidades mais ao norte a umidade do ar pode ficar baixa.
O Clima de Junho de 2024 no Brasil
A chuva fica abaixo da média no norte, centro e oeste do Paraná e também no sul do estado, mas as anomalias mais significativas ficam ali para as regiões de fronteira com o Paraguai, também na divisa com o Mato Grosso do Sul e oeste do estado de São Paulo, onde a chuva vai ser bem pouco expressiva, pouco frequente e pouco volumosa. A chuva pode ficar um pouco acima da média em áreas da grande Curitiba e também no litoral do estado por conta da passagem mais oceânica das frentes frias. As temperaturas ficam acima da média no oeste e norte do Paraná e um pouco acima da média em áreas do centro-leste, mais próximo da normalidade no litoral.
Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!
Está aberta a inscrição do II EMSEA – Encontro Nacional aplicado as Mudanças Climáticas. Venha participar