Caxias do Sul dá início ao preparo do solo para a safra de alho

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A diminuição da umidade do solo permitiu aos produtores de Caxias do Sul /RS iniciar os trabalhos a campo de preparo do solo para o plantio da próxima safra. Essas atividades devem ganhar ritmo nos próximos dias na região em razão da previsão de dias mais ensolarados. Alho (bulbos-semente) acondicionado nas câmaras frias está se aproximando da fase final do processo de vernalização e deve ser retirado nas próximas semanas para o preparo/tratamento dos bulbos e para posterior plantio.

Semana começa com chuva no extremo sul do RS

Nesta segunda-feira (10/06), uma nova área de alta pressão associado a um ar mais frio se aproxima do Sul transportando um pouco de umidade para áreas do sul e região da Campanha, onde pode chover de forma irregular. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, tempo firme. Em Porto Alegre, a nebulosidade aumenta a tarde e durante à noite, pode garoar. As temperaturas têm uma ligeira queda em relação aos dias anteriores, especialmente na metade sul do estado.

Na terça-feira (11/06), o dia pode começar mais nublado e com garoa na Grande Porto Alegre, no centro e sudoeste do RS. Aos poucos o sol volta aparecer ainda com bastante variação de nebulosidade, mas não deve chover mais. O tempo segue um pouco mais fechado no extremo sul do RS (região do Chuí e em Rio Grande) onde temos condição de chuva fraca e garoa até o período da tarde. Nas demais áreas, sol, poucas nuvens e tempo firme, principalmente norte e noroeste do RS.

Na quarta-feira (12/06), o dia amanhece gelado e a chuva diminui em todo o estado. O padrão será de noites, madrugadas e começos de manhã mais frios e tardes mais quentinhas. Durante as primeiras horas do dia, chance de névoa/nevoeiro na grande Porto Alegre e no litoral norte e no sudoeste do RS. Ao longo do dia, sol com poucas nuvens e tempo firme.

Batata Doce

Na região gaúcha de Feliz, próximo a São Sebastião do Caí, no episódio climático de maio, algumas lavouras de bata doce foram afetadas por estarem em área de várzea. Estima-se que cerca de 75% da área plantada no município foi comprometida. Os produtores relatam que estão providenciando novas ramas para retomar o plantio, assim que possível, nas áreas atingidas.

Cebola

Em são José do Norte, Tavares e Rio Grande, a cultura da cebola está em fase de semeadura para a produção de mudas. Em Rio Grande, alguns produtores estão refazendo os canteiros de semeadura que haviam sido alagados. Já os produtores que eventualmente dispõem de áreas mais elevadas estão efetuando novas semeaduras. A avaliação inicial é que as condições ambientais desfavoráveis possam ocasionar perdas de até 30% na produção e na oferta de mudas, consequentemente podendo afetar negativamente a área a ser transplantada nesses municípios.

Veja aqui a análise para todo o mês de Junho

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!

Está aberta a inscrição do II EMSEA – Encontro Nacional aplicado as Mudanças Climáticas. Venha participar