Clima favorece início da colheita dos citros na Fronteira Oeste gaúcha

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Em Bagé, a colheita de citros segue nos campos. Há boas perspectivas de produtividade e comercialização, principalmente na Fronteira Oeste (Maçambará, São Borja). Em São Gabriel, os produtores colhem as variedades Okitsu e do Céu. Em Alegrete, laranja, bergamota e limão estão em fase de frutificação e em início de colheita. Os produtores realizam os tratamentos fitossanitários, principalmente contra mosca-das-frutas.

A região de Erechim, continua os trabalhos com a colheita de citros. A produção total de laranja deverá ser 30% menor que em anos normais. Em Soledade, a volta do sol favoreceu a maturação de citros e proporciona melhor qualidade aos frutos de bergamota em colheita. A temperatura mais amena promoveu a redução da pressão de mosca-das-frutas.

Foto: Arquivo istock

Em Ijuí, há redução da queda dos citros, mas aumentam os casos de frutos com podridão, causada pelo excesso de umidade e falta de luminosidade. As frutas cítricas apresentam baixa acidez e menor grau Brix.

Em Santa Maria e em Cachoeira do Sul, aumentam os casos de queda de frutos de citros devido ao excesso de precipitações desde o final de abril. Em Santa Rosa, foi realizado o manejo e o desenvolvimento das frutíferas, permitindo a realização das roçadas e pulverizações com bioinsumos para prevenção de doenças e pragas. Os citros estão em plena colheita.

Tendência do clima para os próximos dias no RS

Nesta terça-feira (11/06), o tempo segue um pouco mais fechado no extremo sul do RS (região de Chuí e em Rio Grande) onde há condição de chuva fraca e garoa. Na fronteira oeste gaúcha, norte e noroeste, o sol aparece com poucas nuvens e tempo firme. As rajadas de vento variam entre 40 e 50km/h na campanha, sul e leste do Estado e o mar fica agitado em toda a costa gaúcha.

Na quarta-feira (12/06), o tempo fica firme em todo o estado. O padrão é de noites, madrugadas e começos de manhã mais frios e tardes mais quentinhas. Durante as primeiras horas do dia, há chance de névoa/nevoeiro na Grande Porto Alegre e no litoral norte do RS. Os ventos podem se intensificar entre o oeste, missões, campanha e sul do Estado.

Na quinta-feira (13/06), o tempo segue firme e sem chuva em todo o Rio Grande do Sul. O sol aparece entre poucas nuvens em todas as regiões e as temperaturas permanecem mais elevadas durante à tarde. Ainda pode ventar um pouco mais entre o oeste, missões, campanha e sul do Rio Grande do Sul.

Na sexta-feira (14/06), a aproximação de uma nova frente fria provoca chuva nas áreas de fronteira com o Uruguai a partir da tarde. As demais áreas, como missões, noroeste, norte, nordeste, centro, Grande Porto Alegre, serras, vales e litoral norte tem tempo firme e sem chuva.

Veja aqui a análise para todo o mês de Junho

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!

Está aberta a inscrição do II EMSEA – Encontro Nacional aplicado as Mudanças Climáticas. Venha participar