O transplante de mudas de tabaco está próximo de ser finalizado, atingindo 97% da área dedicada à cultura no Paraná. Quando finalizado, deverá ocupar uma área de 78,1 mil hectares neste ciclo 24/25, espaço 5% superior aos 74,6 mil hectares de 23/24. Além do avanço da área, há grande possibilidade de uma recuperação das produtividades.
A nebulosidade e as chuvas ocorridas em outubro de 2023 prejudicaram as produtividades na safra anterior de maneira pouco comum, resultando em uma produção de 148,4 mil toneladas. A expectativa agora é de que as produtividades voltem à normalidade, o que pode resultar em uma produção de 200 mil toneladas.
Para que isso aconteça é necessário que se mantenham boas condições de tempo, a exemplo do observado até o momento, visto que 95% da área têm lavouras em boas condições e 5% médias, estas últimas são resultado do plantio mais precoce em um período de precipitações insuficientes. Porém, todas lavouras devem ser beneficiadas pelas chuvas deste último decêndio de outubro.
Previsão do tempo para os próximos dias
Neste sábado (26/10), o tempo segue instável em parte do norte e leste do Paraná com chuvas isoladas. No extremo leste e litoral pode chuviscar em alguns municípios. Nas demais áreas do centro, sul e oeste, o tempo volta a ficar firme com predomínio de sol entre nuvens.
No domingo (27/10), áreas de instabilidade voltam a avançar sobre parte do estado e as nuvens carregadas se espalham. Ainda no período da manhã, haverá condições para pancadas se desenvolvendo sobre o oeste, sudoeste e sul paranaense. A tendência é que a chuva avance para regiões centro e centro-leste, com potencial para raios e ventos.
Na segunda-feira (27/10), o dia ficará marcado pelo céu parcialmente encoberto sobre boa parte do PR. Áreas do oeste e sudoeste paranaense podem registrar a ocorrência de pancadas de chuva localizadas ainda no período da manhã. A partir do período da tarde, essa chuva pode se espalhar para as demais áreas do interior paranaense. No leste e litoral, a circulação de umidade pode estimular a ocorrência de chuvisco pontual e isolado no decorrer das horas.
Onde está concentrada a produção de tabaco no Paraná?
A produção de tabaco é concentrada no sul do estado do Paraná, especialmente nos municípios de São João do Triunfo, que detém mais de 10% da área. Outros destaques são Rio Azul, Ipiranga e Prudentópolis. Nesta região e entorno há relatos de que, apesar da diminuição de arrendamentos para grãos, os produtores de tabaco mantiveram o mercado de aluguel de terras aquecido.
Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!