Chuva paralisa atividades no campo no Paraná

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Os volumes de chuva registrados no Paraná, ao longo do fim de semana até a última terça-feira (10/12) paralisaram atividades no campo. A chuva causou alagamentos em estradas rurais e erosão em lavouras produtoras. As colheitas de frutas como banana, uva, goiaba, laranja, pêssego, lichia, melancia, abacaxi e romã, foram momentaneamente interrompidas e devem ser retomadas nesta quarta-feira (11/12).

Foto: Getty Images

Batata e Cebola

De acordo com o último boletim do Departamento de Economia Rural (Deral), na medida em que as condições climáticas permitem, os trabalhos de colheita das culturas de batata e cebola seguem, com indicativos de boa produtividade. Até o momento, o excesso de oferta tem pressionado os preços para o piso, mas não tem comprometido a rentabilidade nem o escoamento da produção.

Tabaco

A colheita do tabaco já começou no estado e ao longo das próximas semanas a expectativa é que os trabalhos ganhem ritmo. Nesta safra, a expectativa é de uma área maior em relação ao ano anterior.

Cana de açúcar

As volumosas precipitações dos últimos dias beneficiaram significativamente a cana-de-açúcar, que apresentou bom desenvolvimento vegetativo e indica uma safra promissora.

Mandioca

A colheita de mandioca vem sendo realizada com sucesso.

Café

O café já apresenta frutos em estágio de chumbinho após uma boa floração. Nesta fase é muito importante a alta umidade do solo para garantir uma boa produção dos grãos.