Chuva forte e temperatura baixa impactam produção da uva na cidade gaúcha de Candiota

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Na cidade gaúcha de Candiota, deve ocorrer redução de 25% da produção nos pomares de uva variedades de mesa, pois há cachos de tamanho pequeno em decorrência das fortes chuvas e das baixas temperaturas na primavera, coincidindo com o período de floração.

Em Santa Rosa, em pomares domésticos, a colheita de uva está mais acelerada, principalmente de variedades mais precoces, como as brancas. Observa-se intenso ataque de abelhas, vespas e marimbondos nas bagas, já que a disponibilidade de outras fontes de forrageamento para esses insetos diminuiu em função da estiagem, que se intensificou nas últimas quinzenas.

Previsão para o RS nos próximos dias

No sábado (04/01) e no domingo (05/11), o sol aparece entre nuvens e o tempo continua abafado. Não há previsão de chuva significativa em nenhuma das regiões, mas pode chover fraco de maneira isolada em áreas do litoral norte gaúcho.

Na segunda-feira (06/11), a tendência é de tempo firme com um pouco de nuvens no céu em todo o Rio Grande do Sul. Não há indicativo de chuva significativa em nenhuma das regiões o que reduz ainda mais a disponibilidade hídrica do solo nas áreas rasas ou sem cobertura.

Foto: Getty Images