Apesar do calor, chuvas favorecem avanço da semeadura do milho 2ª safra

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A semeadura do milho segunda safra alcança 35,7% da área em todo o Brasil. No Paraná, com as chuvas observadas as condições foram favoráveis, tanto que o estado é o mais adiantado no plantio e se aproxima da metade da área total prevista (46%), seguido de Mato Grosso com 43,3%, Tocantins 40% e Goiás 30%.

Em Mato Grosso do Sul, o plantio avança com 19% da área já semeada. A área plantada mais cedo tem sido favorecida pelo clima e apresenta condições satisfatórias de germinação.

Foto: Getty Images

Previsão do tempo para os próximos dias

Na quarta-feira (19/02), uma frente fria se afasta em direção ao oceano, mas muda a circulação de ventos, o que mantém a entrada de umidade do oceano em direção ao continente, formando as nuvens carregadas entre o Paraná e Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, o tempo é estável em praticamente todas as regiões. Há previsão de pancadas isoladas apenas no extremo noroeste e também na região serrana.

Na quinta (20/02), a formação de um sistema de baixa pressão na altura do litoral de Santa Catarina vai favorecer o aumento das instabilidades nos três estados da Região Sul. A chuva acontece desde a madrugada em pontos do norte gaúcho, interior de Santa Catarina e no litoral do Paraná. Ao longo das horas, a chuva vai ganhando intensidade, principalmente à tarde, por conta do calorão. Tem alerta para temporais em Porto Alegre, Florianópolis e em Curitiba. Apesar da chuva, o sol ainda aparece em alguns momentos e as temperaturas são altas, com sensação de tempo abafado.

A semana termina ainda mais instável na Região Sul do país por conta da circulação de ventos. Na sexta-feira (21/01), a chuva acontece em vários momentos do dia na região central, oeste e da Campanha Gaúcha. Tem previsão para temporais em Bagé, Santa Maria e em Pelotas. Porto Alegre terá um dia bem quente e com pancadas mais rápidas à tarde. No Paraná e Santa Catarina a chuva é isolada, mas mesmo assim pode vir forte em alguns momentos.

Calor no Centro-Oeste

A onda de calor persiste sobre áreas de Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso, nesta quarta-feira (18/02), com temperaturas disparando à tarde e chuva muito isolada e passageira. A previsão é de pancadas apenas na metade sul de Mato Grosso do Sul e no norte e leste de Mato Grosso. Em Goiânia e Brasília, sol e calorão. A temperatura pode passar dos 33ºC.

Na quinta-feira (19/02), as instabilidades continuam concentradas sobre o interior de Mato Grosso do Sul e no norte de Mato Grosso. Há previsão de pancadas pontualmente fortes em Campo Grande, enquanto em Cuiabá e em Goiânia a chuva é mais passageira e o sol aparece em mais momentos do dia. Em Brasília, dia de sol sem chuva.

Na sexta-feira (21/02), as pancadas de chuva típicas de verão acontecem à tarde em Mato Grosso do Sul e nas regiões norte e oeste de Mato Grosso. Em Campo Grande e em Cuiabá, o sol aparece e o tempo quente, úmido e abafado favorecem as pancadas no fim do dia. Em Goiânia e Brasília, dia de sol sem chuva.

No Tocantins, o destaque é o calor. A chuva fica mais concentrada na região centro-norte do estado, principalmente na quinta (20/02) e sexta-feira (21/02).