No Paraná, a área de cultivo de soja segue em sua maioria na fase de maturação. O tempo firme nos últimos dias tem permitido o avanço dos trabalhos de colheita.
Os rendimentos estão bem variados, devido às adversidades climáticas, com chuvas irregulares na fase de desenvolvimento, sendo que as lavouras plantadas mais cedo sofreram mais com os efeitos da estiagem.
Devido à condição climática de altas temperaturas e umidade elevada em algumas áreas no Sul, foi redobrada a atenção com as doenças, entre elas a ferrugem e a podridão de vagens, informa o Departamento de Economia Rural (Deral).
Previsão para os próximos dias no Paraná
Na quarta-feira (26/02), o período da manhã segue com sol entre poucas nuvens no Paraná. Ao longo do dia, ocorrem pancadas de chuva mal distribuídas em todo o estado. Em alguns momentos, acompanhadas por rajadas de vento localmente fortes e raios. Destaque para o calor entre as regiões de Foz do Iguaçu/PR e Paranavaí/PR.
Em Curitiba, o sol aparece de manhã e à partir da tarde ocorrem pancadas de chuva mal distribuídas, mas que podem ganhar força em alguns intervalos pela região.
Na quinta-feira (27/02), a manhã será de sol entre nuvens. A temperatura sobe, as nuvens de chuva se formam e se espalham pelo estado. No período da tarde, haverá condições para pancadas de chuva com raios em todo o território paranaense. Não são descartados eventuais episódios de chuva forte localizada e até mesmo eventuais temporais.
Na sexta-feira (28/02), a condição de tempo instável deve seguir atuando sobre o estado, mas a chuva deve adotar comportamento mais localizado, ocorrendo principalmente no período da tarde. Apesar disso, não são descartados episódios de chuva forte no sul paranaense. Em paralelo, os termômetros continuam disparando ao longo do dia em todo Paraná, permanecendo a sensação de calor intenso e abafamento.
