Colheita do arroz avança no RS e SC

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A colheita do arroz avança no Rio Grande do Sul. Apesar do número reduzido de áreas com plantas acamadas, a qualidade dos grãos permanece heterogênea. Em algumas áreas, os rendimentos de grãos inteiros são inferiores a 50%, enquanto em outras, superam 60%.

Em Santa Catarina, a colheita está mais adiantada no sul do estado. A produtividade e a qualidade do produto colhido estão boas, de acordo com o boletim da Companhia Nacional de abastecimento (Conab).

No Paraná, a maioria das lavouras está nas fases de enchimento de grãos e maturação. Cerca de 70% já foi colhida, sendo que 96% dessas lavouras são de arroz irrigado, com desenvolvimento satisfatório. No entanto, algumas áreas apresentaram redução no potencial produtivo devido à ocorrência de inundações no noroeste do estado.

ARROZ
Foto: Monique Amboni – Colheita do arroz avança em SC

Destaques da previsão do tempo para as áreas produtoras de arroz

Nesta quarta-feira (02/04), áreas de instabilidades associadas a formação de uma nova frente fria voltam a causar chuva forte no Rio Grande do Sul. Pode chover desde a madrugada entre Uruguaiana, Bagé e Pelotas, e ao longo do dia, a chuva avança pelo estado e atinge áreas mais centrais. Em Porto Alegre, pode chover forte à tarde. Em Santa Catarina e no Paraná, o dia começa com bastante nebulosidade e o sol aparece entre nuvens, entre à tarde e noite a chance de chuva aumenta e temporais não são descartados.

Na quinta-feira (03/04), a frente fria avança pelos estados de Santa Catarina e do Paraná, aumentando a chance de chuva forte. A quinta-feira já começa instável e chuvosa nos municípios do norte gaúcho e em todo o estado catarinense e paranaense. À tarde, a chance de temporais aumenta com possibilidade de granizo. Florianópolis e Curitiba terão chuva forte. Na Campanha Gaúcha, um sistema de alta pressão influencia o tempo e afasta as nuvens carregadas. As temperaturas começam a cair na região de Bagé.