Chuva alivia déficit hídrico no Paraná, mas incerteza persiste para o milho segunda safra

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A situação do milho segunda safra foi parcialmente amenizada com a chuva dos últimos dias. O milho já se encontra em fase de desenvolvimento vegetativo (DV), mas há uma parte considerável de áreas plantadas há mais de 20 dias que não haviam germinado parcialmente ou totalmente.

De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), o cenário gera incerteza, e será necessário acompanhar a recuperação e a germinação do restante das sementes nos próximos dias. Algumas áreas estão em floração e frutificação e, devido a situação em que o número de plantas em algumas áreas ficou abaixo do esperado, existe a possibilidade de queda na produtividade em parte das lavouras.

Nos próximos dias, uma avaliação será realizada conforme a recuperação das plantas e a germinação das sementes remanescentes, informa o Deral.

Há uma alta infestação de pulgões e cigarrinhas, e os produtores aguardam as chuvas previstas, na expectativa de que as aplicações possam ser retomadas conforme as precipitações ocorram.

Previsão do tempo para os próximo dias no Paraná

Hoje (02/04), uma nova frente fria ajuda a manter a condição de tempo instável sobre o Paraná. O sistema avança pelo Rio Grande do Sul e ajuda na organização de instabilidades sobre o noroeste, oeste, sudoeste e parte do sul do Paraná. O dia será marcado por sol, entre nuvens e condições de pancadas moderadas a forte – o risco de temporal, aumenta à tarde. Já na Grande Curitiba, região central e norte do estado, as pancadas de chuva ganham força no período da tarde. Pode chover de maneira mais isolada e irregular no litoral. As temperaturas ainda sobem no decorrer do dia e fica abafado.

Na quinta-feira (03/04), com deslocamento da frente fria há condições para pancadas moderadas a fortes em todas as regiões do Paraná. Algumas cidades do litoral e sul do estado, terão um dia com mais nebulosidade. Na capital, região central, sudoeste e noroeste do estado, o sol aparece um pouco mais ao longo da manhã e a nebulosidade aumenta já entre o fim da manhã e à tarde – com previsão de pancadas fortes de chuva. A temperatura deve diminuir mais entre a noite de quinta e madrugada de sexta-feira.

A sexta-feira (04/04), amanhece mais gelada no centro-sul e leste do Paraná. O dia começa mais nublado com algumas aberturas de sol entre o fim da manhã e à tarde e com possibilidade para garoa em vários momentos. Com a entrada do ar mais frio, as temperaturas máximas não sobem tanto se comparado aos últimos dias. Na capital, litoral e demais regiões há condições para chuva. 

Milho primeira safra

A colheita do milho primeira safra está bem avançada no Paraná, com as áreas restantes também esperando a melhora nas condições climáticas para retomar o trabalho. Muitos produtores que utilizam essa safra para a produção de silagem estão colhendo o milho das áreas remanescentes. A colheita deve ser finalizada nos próximos dias.

Foto: Getty Images