A expectativa de produção de algodão recorde no Brasil vem se confirmando, de acordo com o boletim da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O plantio está concluído com estimativa de área em 2,1 milhões de hectares, crescimento de 6,9% sobre a safra 2023/24. Já para a produção de pluma é esperada uma colheita de 3,9 milhões de toneladas, 5,1% acima do volume produzido na safra anterior.

Previsão do tempo para os próximos dias
Neste sábado (12/04), a chuva se espalha por toda a Região Nordeste por conta da circulação de ventos. A chuva vem com raios e pancadas na Bahia. Em Mato Grosso, outro polo produtor de algodão, o calor e a umidade formam as nuvens de chuva e grandes volumes são previstos para o estado.
No domingo (13/04), chove sobre o estado da Bahia, com os maiores volumes observados no norte do estado. Nas demais áreas, as pancadas são rápidas, mas podem vir com força. No Mato Grosso, o tempo segue instável nas áreas de algodão. A chuva pode vir acompanhada de raios.
Feijão
Ainda de acordo com a Conab, o aumento previsto na produção de feijão é de 2,1% , podendo chegar a 3,3 milhões de toneladas somadas as 3 safras da leguminosa. A elevação acompanha a melhora na produtividade média das lavouras, que sai de 1.135 quilos por hectare para 1.157 quilos por hectare, uma vez que a área se mantém estável em 2,86 milhões de hectares.