No Paraná, dos 2,7 milhões de hectares plantados nesta safra, 63% apresenta condição boa de campo e com potencial de atingir a produtividade média esperada. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), 23% da área se encontra em condição mediana e esta área pode ou não atingir a produção esperada. Em condição ruim, 14% da área e, isso deve refletir em produtividade abaixo do esperado gerando potenciais perdas.
Chuva amenizou os problemas
Nos últimos 10 dias houve chuvas em todas as regiões do estado e possivelmente isso ajudou a estabilizar a situação do campo e evitando piora das lavouras. No cenário nacional, a Conab estima que deverão ser produzidas mais de 120 milhões de toneladas de milho em ambas as safras, primeira e segunda. O Centro Oeste é o principal produtor, concentrando 57% do total.

Previsão para o Paraná no mês de maio
De acordo com a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim, apesar da expectativa de alguns eventos de chuva intensa, a previsão é de que o volume de chuva total esperado para maio de 2025 fique um pouco abaixo da média climatológica nas áreas ao norte, noroeste e no litoral do Paraná. No sudoeste, sul, centro e leste do Paraná, a chuva em maio deve ficar dentro do volume médio climatológico.
Temperatura no Paraná em maio de 2025
Várias frentes frias devem passar pelo Sul do Brasil no decorrer de maio de 2025, mas o ar frio de origem polar não deve atuar forte e ter persistência e prolongada sobre o Paraná para manter as temperaturas dentro ou abaixo da média histórica para o mês. Assim, mesmo com a expectativa de episódios de frio, o mês deve terminar com temperatura um pouco acima da média em todo o Paraná.
Alguns destaques do clima no PR em maio de 2025
Os dias frios serão mais frequentes que em 2024, mas os períodos frios alternam com dias mais quentes devido ao ingresso de ar quente vindo do interior do Brasil.
Temperaturas, em geral, um pouco acima da média, mas a previsão é um mês ameno e de grande variabilidade térmica.
Contraste térmico durante o avanço/formação de sistemas frontais pode favorecer episódios de tempo severo, com chuvas abrangentes/volumosas especialmente no sudoeste do PR. Apesar da previsão de temporais, não há expectativa de situações de chuva extrema, como ocorreu em maio de 2024, onde muitas áreas do sudoeste, sul e leste do Paraná acumularam muito mais chuva do que a média normal para o mês.
Previsão de 1 a 2 episódios de queda acentuada da temperatura. Eventos de geadas devem ser esperados para o centro-sul do estado e mais períodos secos no norte do Paraná e muitos dias nublados no litoral.