Chuva altera o ritmo da colheita do milho no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

No Rio Grande do Sul, com as últimas chuvas observadas, as atividades de colheita do milho diminuíram o ritmo.  Nas regiões em que houve precipitações suficientes para restabelecer a umidade superficial do solo, os produtores iniciaram a implantação de culturas de cobertura para proteção do solo, incremento da matéria orgânica e controle de plantas daninhas em preparação para a semeadura do milho da próxima safra, prevista para a primeira quinzena de agosto.

Em Caxias do Sul, as grandes lavouras já foram colhidas. Em áreas menores, é comum a prática de manter as plantas a campo para permitir a secagem natural dos grãos, o que pode estender a operação até o mês de julho, segundo a Emater/Ascar-RS.

Ainda de acordo com o órgão, os cultivos semeados no final do período indicado ainda se encontram em fase de maturação, sem atingirem o ponto ideal de colheita. Em Pelotas, 61% das lavouras foram colhidas; 26% estão em maturação fisiológica, aptas para a colheita; 12% em enchimento de grãos; e 1% em pendoamento.

Em Santa Rosa, 92% dos cultivos foram colhidos; 6% encontram-se em enchimento de grãos; e 2% em maturação fisiológica. Em Soledade, 71% das lavouras foram colhidas.

Foto: Getty Images

Previsão do tempo para o Rio Grande do Sul

No sábado (10/05), ainda há expectativa de chuva fraca e contínua no nordeste do estado, mais especificamente entre as cidade de Torres, Caxias do Sul e Vacaria até o início da manhã, porém sem acumulados significativos, apenas será ainda pelo efeito do deslocamento da frente fria. E o sol irá aparecer progressivamente no decorrer do dia. Nas demais áreas, teremos a volta da alta pressão atmosférica, e o cenário de tempo aberto irá voltar junto ao frio, principalmente de manhã e madrugada. Na região serrana, ainda pode chover forte no início da madrugada, porém a chuva vai enfraquecendo até de manhã, quando irá parar. O tempo começa a abrir no início da tarde e irá esfriar de noite. 

No domingo (11/05), faz frio, principalmente durante madrugada e manhã. A amplitude térmica (diferença entre as temperaturas mínimas e máximas), será observada a partir da segunda-feira (12/05). A previsão é de seja uma semana calma, com predomínio de sol e sem chuva no estado.