Área de milho na segunda safra cresce 7,4% no Paraná, mesmo com adversidade climática

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A área cultivada com milho segunda safra no Paraná em 2024/25 atingiu 2,72 milhões de hectares, representando um aumento de 7,4% em relação ao ciclo anterior. A produção esperada foi revisada para 16,15 milhões de toneladas, volume ligeiramente inferior à estimativa inicial, que era de 16,51 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Economia Rural (Deral) em seu relatório mensal, que atualiza as estimativas de área plantada e produção para a safra.

Clima tem favorecido o ritmo da colheita do milho primeira safra no interior do BR
Foto: Getty Images

Impacto do clima

Apesar das adversidades climáticas, especialmente durante o desenvolvimento da segunda safra, a perspectiva é de que, com o avanço da colheita nas próximas semanas, a safra venha a ser consolidada como a maior da história do Paraná.

A primeira safra já colhida contribuiu com cerca de 3 milhões de toneladas, e a produção total das duas safras deve ultrapassar os 18,1 milhões de toneladas registrados na safra histórica de 2016/17.

Previsão do tempo para os próximos dias no Paraná

Neste sábado, último dia do mês de maio, o tempo fica firme no Paraná e os trabalhos de colheita avançam no campo. O amanhecer segue bastante gelado, com mínimas abaixo de 10ºC.Pode gear no sul do estado.

No domingo (01/06), o tempo não muda e a colheitadeiras poderão acelera os trabalhos nas lavouras de milho.  O dia começa frio com possibilidade de geada apenas nos pontos mais altos do sul do Paraná. O sol aparece com um pouco de nuvens, mas só há expectativa para chuva fraca e isolada no litoral do estado.    

Vai ter chuva para o Paraná em Junho? 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a passagem de frentes frias pelo Paraná será frequente em junho de 2025, mas a distribuição da chuva será irregular. Assim, a tendência é de que o volume de chuva acumulado no fim do mês fique dentro da média na maior parte do estado. Deve chover um pouco mais do que normal no leste, sul e sudoeste do Paraná. Podem ocorrer alguns eventos de chuva forte.