Boas condições para colheita marcam a semana nas lavouras do Brasil

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Mesmo com a semana já em andamento, o cenário segue positivo para a maior parte das culturas agrícolas no Brasil. A intensificação do tempo seco e o aumento das temperaturas estão favorecendo especialmente a colheita e a qualidade dos grãos e fibras. Veja como estão as condições para as principais culturas:

Café: colheita e secagem favorecidas pelo clima
Nesta semana, o tempo seco predomina nas principais regiões produtoras de café. As temperaturas em elevação também colaboram para o avanço da colheita e para uma secagem eficiente dos grãos. A exceção fica por conta do norte do Espírito Santo, onde pode haver chuva pontual.

Segundo as projeções, a primeira quinzena de julho deve terminar com clima estável, sem grandes oscilações térmicas. Julho tende a ser o mês mais seco do inverno, proporcionando excelentes condições para a colheita.

Milho segunda safra: colheita avança com clima seco
As lavouras de milho da segunda safra seguem com colheita acelerada graças à intensificação do tempo seco e à elevação das temperaturas, que ajudam na redução da umidade dos grãos e garantem melhor qualidade. Assim como para o café, julho deve ser o mês mais seco do inverno, ideal para os trabalhos no campo.

Cana-de-açúcar: corte e moagem em ritmo favorável
As áreas produtoras de cana do Centro-Sul enfrentam dias de tempo seco e temperaturas em elevação, o que favorece o corte e a moagem da cana. Embora o clima contribua com a colheita, a queda da umidade do solo começa a se tornar mais acentuada.

Ainda assim, as perspectivas são boas: julho deve manter menores variações de temperatura comparado a junho e, por ora, o risco de geadas nas áreas produtoras segue baixo.

Algodão: clima favorece qualidade da pluma
Nas áreas produtoras de algodão, o tempo seco e as temperaturas mais elevadas são ideais para o avanço da colheita e para garantir uma pluma de melhor qualidade. A tendência para os próximos dias segue sendo de clima firme.

Trigo: sol colabora com o plantio no Sul
A redução das chuvas no Sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul, permite a retomada do plantio do trigo e melhora o desenvolvimento das lavouras. Após um período com excesso de umidade no solo, o retorno do sol e o aquecimento das temperaturas trazem alívio e retomada dos trabalhos no campo.

Julho tem se consolidado como o mês mais seco do inverno, trazendo condições climáticas amplamente favoráveis para as principais culturas agrícolas em fase de colheita ou plantio. A estabilidade do tempo e o aumento das temperaturas vêm contribuindo para a qualidade das produções e para o andamento eficiente dos trabalhos nas lavouras.

Para saber mais sobre as condições do tempo para a agricultura, mantenha-se informado aqui no site do Agroclima.