Estiagem pode colocar em risco safra de milho no MT

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O mês de maio começou sem chuva em Mato Grosso, e ao que tudo indica, o mês será de escassez de chuva. Apesar disso, essa possível estiagem não representa risco para as lavouras de milho, que ainda dependem de chuvas regulares para garantir uma boa safra. Em algumas áreas, os produtores informam a época de pouca chuva já começou, em Sapezal, por exemplo, o volume caiu consideravelmente nos últimos dias.

 

As chuvas não são generalizadas, só em áreas pontuais, e a falta d’água ainda pode prejudicar os grãos e causar perdas. Em Sapezal, a safra foi de 110 mil hectares  e a chuva ainda é necessária para assegurar ao menos 50% das lavouras. Se elas continuarem frequentes, os produtores podem esperar até 75 sacas por hectare. Já se a estiagem predominar podem ter perdas de 10 a 20%.

 

A cidade de Lucas do Rio Verde,  já enfrenta esta realidade de seca e não podem mais contar com as chuvas. O volume está diminuindo e já representa um risco de prejuízo. As espigas já se formaram, mas de 30 a 40% ainda precisam de chuva para os grãos se desenvolverem. Nesta temporada foram plantados 160 mil hectares no município. O esperado para o mês de maio para as áreas mais chuvosas do Mato Grosso é de 80 mm, mas em outras áreas no leste do Estado, a média é de até 40 mm.