Excesso de chuva atrapalha produção de hortaliças no Paraná

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A produção de hortaliças na região de Paranavaí, localizada no noroeste do Paraná, sofreram grandes prejuízos devido ao excesso de chuva na última quinzena de maio e na primeira semana de Junho. A quantidade elevada de precipitações danificaram a planta prejudicando o desenvolvimento dentro do campo. “As chuvas não deixaram a planta atingir seu ponto de colheita causando uma perda de 40% das lavouras de hortaliças na região”, explica Ilson Gomes, técnico responsável pela unidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) de Paranavaí.

 

 

Com essa baixa, os comerciantes tiveram que importar alguns itens de outras regiões, além de aumentarem seus preços. “Estes produtos estão vindo de Goiás e, principalmente, de áreas metropolitanas de São Paulo”, afirma Ilson. “Houve um aumento significativo para o consumidor. Como nosso produtor não tem uma boa quantidade do produto, ele obviamente sobe o preço e o comerciante tem que fazer o mesmo, senão trabalha no vermelho”, completa.

 

As chuvas foram responsáveis por 40% das perdas, mas outro fator contribuiu para a queda. A forte onda de frio na primeira quinzena de junho acabou com 15% das lavouras por conta das geadas. Analisando a primeira quinzena de junho, o frio foi excepcional e intenso mesmo para os padrões do fim do Outono  e as temperaturas ficaram abaixo da média, comenta a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim.

 

Para se ter uma ideia, na região de Maringá, próximo a Paranavaí, a média normal climatológica de temperatura mínima para o mês de Junho é de 13°C. Do dia 01 ao dia 15 de junho, a média da mínima ficou em 10,9°C. Já, a média média normal climatológica de temperatura máxima é de 24°C. No período de 01 a 15 de junho, a média da máxima ficou em 19,6°C, relata Josélia.

 

As pancadas de chuvas voltam a ocorrer na região até o final desta segunda quinzena de Junho. São esperados volumes entre 40 e 70 milímetros para a região de Maringá. A chuva pode vir com forte intensidade em alguns momentos”, alerta Pegorim.