Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Colheita da cana avança em São Paulo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

A presença de uma frente fria na Bahia ajuda a manter as áreas de instabilidade sobre localidades ao sul da região Norte do país. Há previsão de pancadas de chuvas em diversas localidades do norte do Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Bahia, norte de Minas Gerais, sul do Maranhão, Piauí e Pará.

 

Veja também - O que esperar da La Niña para safra 2016/2017?

 

 

A chuva no norte do Mato Grosso e em Rondônia permitirá que o plantio da soja continue sendo realizado, uma vez que os níveis de umidade do solo estão razoáveis. O problema fica para a metade sul do Estado, Mato Grosso do Sul e Paraná que já iniciaram o plantio da soja, desde a semana passada e agora, com a ausência de chuvas, estão vendo seus campos reduzirem a umidade.

 

O tempo seco no estado de São Paulo permite o rápido avanço da colheita da cana de açúcar. No Paraná, a colheita do trigo segue com bons índices de produtividade e qualidade. Já os produtores gaúchos e catarinenses de arroz, continuam a semear seus campos, mas com os olhos voltados ao céu, já que a ausência de chuvas causa uma redução significativa dos níveis de umidade do solo, informa o agrometeorologista Marco Antonio Santos.

 

No próximo fim de semana, a tendência é que áreas de instabilidade avancem sobre o Sul do Brasil levando um pouco de chuva para algumas localidades, permitindo uma elevação, mesmo que gradual da umidade do solo o que garante melhores condições ao desenvolvimento das lavouras. A chuva deverá avançar pela região Sudeste no começo da semana que vem, onde deverá provocar chuvas não só sobre grande parte da região, mas também sobre o Centro-oeste e no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

 

 

 

Previsão de Clima para até 12 meses?  Conheça o Agroclima PRO

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias