Milho avança no MA, PI, TO, BA

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta quinta-feira (24), pode chover em várias localidades de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e no Espírito Santo. Há possibilidades também de eventuais pancadas de chuva de forma isolada sobre as áreas produtoras do sul do Piauí e do Pará. Em todo o restante do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, São Paulo e na Região Sul o predomínio é de tempo aberto com baixíssima possibilidade de ocorrência de chuva, sendo que apenas algumas áreas ao norte do Paraná é que poderão receber algumas pancadas de chuvas durante o final da tarde e noite. 

 

De acordo com o agrometeorologista Marco Antônio Santos, com as chuvas ocorrendo de forma mais regular no Mato Grosso, Goiás, Rondônia e no cerrado mineiro, as condições se mantem bastante favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, não sendo observada nenhuma grande anomalia que venha causar danos à produtividade das plantas. “Pelo contrário, já há relatos de alguns produtores que estão encontrando dificuldades em realizar os tratos culturas por conta desse tempo mais fechado e chuvoso. Além disso, já começam a aparecer os primeiros focos de doenças em muitas lavouras”, relata Santos.

 

No Sul, a ausência de chuvas já traz bastante apreensão aos produtores. Os níveis de umidade do solo estão baixos e muitas lavouras estão sob forte estresse hídrico que pode resultar em perdas nos potenciais produtivos das plantas.

 

No Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, mesmo com a ausência de chuva regular as condições ainda se mantém favoráveis ao desenvolvimento das lavouras e os produtores avançam com o plantio da soja e do milho. 

 

Para os próximos dias, a tendência é de que as chuvas retornem neste final de semana sobre a Região Sul do Brasil, por conta de áreas de instabilidade de um sistema de baixa pressão e o avanço de uma nova frente fria na segunda-feira (28). No sudoeste do Rio Grande do Sul os volumes de chuvas poderão superar os 50 mm entre sexta-feira (25) e o sábado (26). Com o retorno da chuva em grande parte da Região Sul e também no sul do Mato Grosso do Sul, as condições são melhores para o desenvolvimento das lavouras, mas mesmo assim, ainda poderão vir a ocorrer reduções nos potenciais produtivos.

 

Em algumas localidades do norte e nordeste do Mato Grosso, norte de Goiás e do norte de Minas Gerais o tempo ficará aberto neste último fim de semana do mês. Em São Paulo, metade sul de Minas Gerais e de Goiás e em boa parte do Mato Grosso, os próximos dias serão marcados pelas pancadas de chuvas mantendo as condições razoáveis ao desenvolvimento das lavouras.