AGROCLIMA

Milho avança no MA, PI, TO, BA

24/11/2016 às 11:01
por Redação

Oferecimento

Nesta quinta-feira (24), pode chover em várias localidades de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e no Espírito Santo. Há possibilidades também de eventuais pancadas de chuva de forma isolada sobre as áreas produtoras do sul do Piauí e do Pará. Em todo o restante do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, São Paulo e na Região Sul o predomínio é de tempo aberto com baixíssima possibilidade de ocorrência de chuva, sendo que apenas algumas áreas ao norte do Paraná é que poderão receber algumas pancadas de chuvas durante o final da tarde e noite. 

 

De acordo com o agrometeorologista Marco Antônio Santos, com as chuvas ocorrendo de forma mais regular no Mato Grosso, Goiás, Rondônia e no cerrado mineiro, as condições se mantem bastante favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, não sendo observada nenhuma grande anomalia que venha causar danos à produtividade das plantas. “Pelo contrário, já há relatos de alguns produtores que estão encontrando dificuldades em realizar os tratos culturas por conta desse tempo mais fechado e chuvoso. Além disso, já começam a aparecer os primeiros focos de doenças em muitas lavouras”, relata Santos.

 

No Sul, a ausência de chuvas já traz bastante apreensão aos produtores. Os níveis de umidade do solo estão baixos e muitas lavouras estão sob forte estresse hídrico que pode resultar em perdas nos potenciais produtivos das plantas.

 

No Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, mesmo com a ausência de chuva regular as condições ainda se mantém favoráveis ao desenvolvimento das lavouras e os produtores avançam com o plantio da soja e do milho. 

 

Para os próximos dias, a tendência é de que as chuvas retornem neste final de semana sobre a Região Sul do Brasil, por conta de áreas de instabilidade de um sistema de baixa pressão e o avanço de uma nova frente fria na segunda-feira (28). No sudoeste do Rio Grande do Sul os volumes de chuvas poderão superar os 50 mm entre sexta-feira (25) e o sábado (26). Com o retorno da chuva em grande parte da Região Sul e também no sul do Mato Grosso do Sul, as condições são melhores para o desenvolvimento das lavouras, mas mesmo assim, ainda poderão vir a ocorrer reduções nos potenciais produtivos.

 

Em algumas localidades do norte e nordeste do Mato Grosso, norte de Goiás e do norte de Minas Gerais o tempo ficará aberto neste último fim de semana do mês. Em São Paulo, metade sul de Minas Gerais e de Goiás e em boa parte do Mato Grosso, os próximos dias serão marcados pelas pancadas de chuvas mantendo as condições razoáveis ao desenvolvimento das lavouras. 

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email