Chuva dificulta fase final de plantio no Pará

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta terça-feira (31), as imagens de satélite mostram muita instabilidade espalhada sobre todo o Brasil. Há previsão de chuva desde Rondônia, passando por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e nas áreas produtoras do cerrado e sul de Minas Gerais. Chove também em boa parte do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará. Vale lembrar, que essas chuvas continuarão sendo na forma de pancadas irregulares, relata o agrometeorologista Marco Antônio Santos.

 

 

A colheita da soja, principalmente no Mato Grosso tem encontrado muita dificuldade. A chuva diária deixa o solo encharcado o que dificulta o transito das colheitadeiras e caminhões, além de ocasionar um percentual alto de grãos avariados. Até mesmo, lavouras de café e de cana de açúcar encontram dificuldades para se desenvolverem, por conta das baixas taxas de radiação solar.

 

A previsão é que esse padrão meteorológico se mantenha inalterado ao longo de toda a semana. O bom é que as chuvas retornam ao sul do Brasil, elevando os níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras. No Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia são esperados boas chuvas que irá beneficiar o desenvolvimento das lavouras de soja, milho, algodão e feijão.

 

Veja como está a quantidade de água no solo disponível na sua região?

 

No Pará, as chuvas mais regulares e em bons volumes tem dificultado os trabalhos de finalização do plantio da soja, principalmente na metade norte do Estado, mas em contrapartida, essas chuvas estão mantendo os solos com bons níveis de umidade. Não há expectativa de mudanças no tempo para a próxima semana. Somente na 3ª semana de fevereiro é que os modelos de previsão sinalizam uma volta do tempo bem mais fechado e chuvoso em toda a faixa central do Brasil, com até possibilidades para uma nova invernada.

 

Como melhorar a produção no campo?