Produtor inicia colheita da cana em SP

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O deslocamento de uma frente fria pela costa do Sudeste nesta segunda-feira (13) deixará o tempo instável em grande parte de São Paulo, norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso. Nestas localidades, há previsão de chuva ao longo do dia e em alguns momentos em forma de tempestades. Com isso, os trabalhos de colheita da soja e plantio das culturas de 2ª safra poderão ser prejudicados, assim, como a colheita da cana de açúcar que já se iniciou em algumas propriedades de São Paulo. Chove também em grande parte das regiões produtoras do Pará. No Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, não há previsão de chuva generalizada, apenas eventuais pancadas de chuva muito isolada.

 

Facilidade na hora de tomar a decisão no campo: volume de chuva e água disponível para plantio

 

O padrão meteorológico deverá se manter inalterado ao longo de todo este começo de semana, sendo que mais no final da semana o avanço de um novo sistema meteorológico irá deixar o tempo ainda mais instável e com possibilidade para chuva bem mais generalizada sobre grande parte das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O retorno da chuva mais generalizada irá elevar os níveis de umidade do solo, principalmente em Goiás e Minas Gerais. A umidade deve aumentar também no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia onde a ausência de chuva já causa muita apreensão aos produtores. Nestas áreas, muitas lavouras de milho já começam a sentir os efeitos negativos da estiagem com sinais de enrolamento de folhas.

 

Após a passagem de duas frentes frias pela região Sul que deixou o tempo bastante instável no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina causando muito estragos, com chuva, ventos fortes e granizo a segunda-feira (13), começou com tempo aberto e sem previsão de chuva. Com o tempo mais favorável o produtor pode retomar as atividades de colheita do arroz, milho e soja que foram paralisadas.

 

Contudo, entre a quinta (16) e sexta-feira (17), uma nova frente fria estará avançando pela região. O tempo volta a ficar instável com possibilidade de chuva generalizada em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em boa parte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.

 

 

Análise: Como fica a chuva de março

Previsão de temperatura do solo para 5 dias