Umidade aumenta nas lavouras do SE e CO

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A semana vai chegando ao fim com previsão de chuva e queda de temperatura mínima em todo o Sul do Brasil. A passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (16), deixará o tempo instável e com possibilidade de chuva generalizada seguida de fortes rajadas de vento e queda de granizo em todo o estado. A chuva pode paralisar novamente as atividades de colheita do arroz, milho e soja

 

Alerta de temporais no Sul

 

O sistema avança sobre Santa Catarina e Paraná entre a tarde e à noite desta quinta-feira levando chuva por vezes forte nestes estados. No sul de São Paulo, oeste e sul de Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Pará também estão sujeitos as pancadas de chuva.

 

Á partir de sexta-feira (17), com o avanço deste sistema sobre a Região Sudeste, as áreas de instabilidade estarão ganhando força, inclusive no Centro-Oeste e as pancadas de chuva se tornam mais generalizadas o que possibilita uma elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras de 2ª safra.

 

Ferramenta agro traz projeções para umidade do solo

 

Ao longo dos próximos cinco dias, há previsão de chuva também sobre as áreas produtoras do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia que por um lado pode atrapalhar o pleno andamento da colheita, mas por outro dar plenas condições ao desenvolvimento das lavouras de algodão, entre outras.

 

 

Após a passagem desta frente fria pelo Sul, uma massa de ar de origem polar estará avançando sobre o Rio Grande do Sul na madrugada de sexta-feira (17). A previsão indica queda da temperatura mínima em todo o estado. Os termômetros poderão ficar abaixo dos 10°C em muitos municípios gaúchos.

 

Nos próximos dias, a massa de ar polar avança sobre o centro-sul do Brasil. Portanto, no último fim de semana do verão, as madrugadas também deverão ser mais frias em Santa Catarina, Paraná e em São Paulo. Vale lembrar, que não é uma onda de frio.

 

Mato Grosso do Sul, e toda a metade sul do Mato Grosso, de Goiás e Minas Gerais também sentirão a queda da temperatura mínima, mas não tão intensa. Por enquanto, não há por que se preocupar com esse frio, pois não há riscos para geadas e as lavouras de verão estão com seu ciclo bastaste adiantado para que venha causar algum dano à produtividade. As culturas perenes, como café, cana de açúcar, citros e pastagem não deverão ser afetadas.

 

O que se observa com a neutralidade climática é que haverá passagens mais frequentes de massas de ar polar pelo Brasil. Ou seja, mais uma vez, esse Outono, que começará oficialmente no dia 20/03 as 7h29 (horário de Brasília), será marcado pelo risco de ocorrência de geadas e, portanto, um mercado climático bastante ativo.

 

O que esperar do Outono 2017

Tendência Outono de 2017 em todo o Brasil