Excesso de umidade pode afetar concentração de sacarose da cana

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Pelas imagens de satélite é possível observar a formação de um sistema meteorológico sobre o Paraguai que avança sobre o Brasil nesta quarta-feira (03), onde a previsão será para chuva já ao longo do dia sobre as faixas oeste de Mato Grosso do Sul, Paraná e de Santa Catarina. Há previsão para pancadas de chuva também sobre o sudoeste do Mato Grosso, faixa norte da região Norte e região litorânea do Nordeste.

 

 

Nas demais regiões do Brasil a quarta-feira será de tempo aberto e sem chuva. Porém, a ausência de chuva nas áreas produtoras do Centro-Oeste e do Sudeste não estará causando nenhum empecilho, já que os níveis de umidade do solo continuam bons e as condições ao desenvolvimento das lavouras de 2ª safra, café e cana de açúcar são satisfatórias.

 

Este sistema avança pela região Sul e parte do Sudeste durante a semana e organiza as áreas de instabilidade. Entre quinta (04) e sábado (06) há previsão de chuva em boa parte das regiões produtoras de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e regiões sul de Minas Gerais e de Goiás, regiões sul e oeste de Mato Grosso.  A chuva irá manter as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, mas no caso da cana de açúcar, haverá paralisação da colheita, mas nada que venha causar danos à produtividade, apenas excesso de umidade que poderá afetar a concentração de sacarose pela planta, afetando a produtividade de açúcar e etanol.

 

Qual a influência do clima na sua safra?

 

Nas demais regiões o tempo segue aberto e sem previsão para chuva generalizada e nem tão pouco em bons volumes. Apenas poderão vir a ocorrer pancadas de chuvas muito isoladas, de fraca intensidade e de curtíssima duração. 

 

As temperaturas continuarão tendo grande amplitude, uma vez que as madrugadas continuarão mais amenas e dias relativamente quentes, dentro de um padrão normal para essa época do ano. Não há riscos de formações de geadas ao longo desses próximos 10 dias.

 

Para os Estados Unidos, o restante da semana será de tempo aberto e sem previsão para chuva, o que irá permitir que os produtores retornem ao campo e consigam avançar com o plantio do milho e da soja. Só há previsão de chuvas ao longo desses próximos 10 dias sobre a faixa leste do País, nas principais regiões produtoras há previsão apenas de eventuais pancadas de chuva. E não há mais previsão para ocorrência de neve nas áreas produtoras de grãos. Ou seja, as condições daqui para frente começarão a ficar bastante favoráveis ao rápido avanço do plantio em todo o Estados Unidos.

 

Veja também: Climatempo participa da Agrishow com plataforma exclusiva