Milho terá produção recorde no Brasil

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O avanço de uma frente fria pela região Sul do Brasil nesta sexta-feira (12), deixará o tempo bastante instável e com previsão para chuva de moderada a forte intensidade em grande parte do Rio Grande do Sul. Este sistema poderá ocasionar, além da chuva forte, fortes rajadas de vento e até mesmo queda de granizo em alguns pontos isolados. Como os trabalhos de colheita já estão praticamente encerrados, os prejuízos serão insignificantes à agricultura.

 

Aos poucos este sistema estará avançando pelos demais estados da região Sul onde deixará o tempo instável e com previsão para chuva em, praticamente, todas as regiões produtoras de Santa Catarina, Paraná e do Mato Grosso do Sul ao longo do final de semana.

 

Há previsão também de que este sistema venha ocasionar pancadas de chuva entre segunda (15) e quarta-feira (17) em boa parte das regiões produtoras de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e sul e cerrado mineiro. Ou seja, ao longo da próxima semana novos episódios de chuva serão observados em áreas produtoras de milho safrinha, café e cana de açúcar.

 

Qual a influência do clima na sua safra?

 

Milho

Para o milho, a chuva será benéfica e ajuda a elevar ainda mais os níveis de produtividade das lavouras, ocasionando uma produção recorde no Brasil.

 

Algodão

Nas áreas de algodão, a chuva pode ocasionar um aumento de focos de doenças, gerando algumas perdas localizadas.

 

Café

Para o café e para a cana de açúcar, a chuva irá atrapalhar os trabalhos de colheita, mas não deve gerar perdas significativas, apenas perdas pontuais na qualidade do produto, uma vez que a próxima semana deverá ser mais úmida em grande parte das regiões produtoras.

 

Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia é que deverá manter o tempo mais firme sem previsão para chuva generalizada. Porém, no Pará, Tocantins e em partes do Maranhão não se pode descartar a possibilidade de eventuais pancadas de chuvas ao longo da semana, principalmente após o dia 17/05, uma vez que áreas de instabilidade estarão ganhando força sobre as localidades.

 

Temperatura

Com relação ao frio, não há previsão para ocorrência de geada ao longo dos próximos 10 dias. Por causa da presença de uma massa de ar polar no início da próxima semana no Sul do Brasil, as madrugadas serão mais frias.  

 

Saiba mais: Umidade e temperatura. O que você precisa saber para plantar e colher