Lavouras de café livres da geada

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A presença de uma massa de ar polar sobre a faixa leste das Regiões Sul e Sudeste do Brasil está provocando o declínio acentuado das temperaturas mínimas. Muitas localidades amanheceram a segunda-feira (3) com temperaturas abaixo dos 10°C. Com temperaturas abaixo dos 5°C, certamente várias áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina tiveram geada. O Instituto Nacional de Meteorologia reportou oficialmente geada em Bom Jesus (RS).  

Além do frio, a segunda-feira também começou com tempo firme e sem previsão de chuva. Esse deverá ser o padrão meteorológico ao longo de toda a semana – tempo firme e muito frio – sendo que amanhã (4), o frio será bem semelhante.

 

Cana, café e milho livres da geada

Não há risco para a ocorrência de geadas amplas que possam causar perdas nas lavouras, principalmente de cana de açúcar, café e milho safrinha. Em muitos municípios do Paraná, São Paulo e da região do sul de Minas Gerais as temperaturas poderão ficar próximas dos 5°C, mesmo assim, não há riscos para ocorrência de geadas generalizadas.

 

Quer receber boletins informativos do tempo e alertas periódicos para sua fazenda?

               

Como está a colheita e o plantio?

Por conta desse padrão meteorológico, os trabalhos de colheita, plantio e preparo do solo continuarão sendo realizados sem grandes transtornos no decorrer da semana por todo o centro-sul do Brasil. Só há previsão para chuva na faixa leste do Nordeste, onde o solo se mantém com bons níveis de umidade, beneficiando, assim, o desenvolvimento das lavouras.

 

O tempo só deve sofrer mudanças na semana que vem, quando há previsão do retorno da chuva sobre a Região Sul e parte da Região Sudeste.  

 

Veja tambémColheita do milho safrinha avança rapidamente