Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Milho safrinha e algodão apresentam boa produtividade

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

A presença de uma massa de ar polar sobre o centro-sul do Brasil provocou o

declínio acentuado das temperaturas mínimas na manhã desta terça-feira (4) em praticamente todo o Sul, áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e até mesmo na metade sul da Bahia.

 

Os termômetros em muitos municípios e fazendas registraram valores abaixo dos 8°C ao amanhecer. Não houve relatos de geadas generalizadas e nem tão pouco de perdas. Apenas, aconteceram alguns relatos de geadas bem pontuais, principalmente em baixadas e regiões de altíssima altitude, ainda assim, foram geadas de fraquíssima intensidade.

 

Como esse sistema estará aos poucos se deslocando para o Oceano Atlântico, a partir desta quarta-feira (5), as temperaturas voltarão a subir gradativamente e o risco para geada é pequeno nas áreas produtoras de café.

 

Além do frio, a terça-feira será de tempo aberto e sem previsão para chuva em quase a totalidade do território brasileiro, sendo que apenas a faixa litorânea do Paraná e de Santa Catarina e de boa parte do Nordeste, há previsão para pancadas de chuva ao longo do dia. Áreas litorâneas do Sudeste terão chuva fraca. 

 

Colheita prossegue em grande parte do Brasil

No restante da semana, o padrão meteorológico não vai mudar, ou seja, o tempo continua firme em grande parte do Brasil, possibilitando o rápido avanço da colheita do milho, algodão, café e da cana de açúcar, bem como a realização dos tratos culturais.

 

Você conhece a mais nova solução personalizada de previsão do tempo para sua fazenda? Veja aqui!

 

Bons resultados no milho safrinha e no algodão

Quanto mais avança os trabalhos de colheita, mais se observa que os índices de produtividade das culturas estão muito bons. No caso do milho safrinha, a alta incidência da cigarrinha e da broca, chegaram a causar perdas significativas em algumas lavouras, entre 10 e 30%, dependendo da região e variedade. Mas, é fato que esse ano o Brasil deverá colher uma safra recorde de milho 2ª safra.

 

No algodão, a situação não é diferente, o Clima favorável ao longo de todo o ciclo da cultura, esse ano, vem promovendo boas médias de produtividade.

 

Na cana-de-açucar, os índices de produtividade estão inferiores aos observados no ano passado. No caso do café, devido a bianualidade negativa dessa safra, as médias também estão mais baixas, porém a qualidade muito boa.   

 

Veja também: Lavouras de café livres da geada 

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias