Os produtores de pequi de Tocantins têm um ótimo motivo para comemorar. Devido aos bons volumes de chuva acumulados nos últimos meses, a floração do fruto típico da região, o pequi, foi antecipada e o cultivo favorecido. A produção será muito alta. O clima está favorável e as expectativas para a safra são as melhores, afirma Edmilson Rodrigues, Engenheiro Agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado de Tocantins (Ruraltins).
Conheça: Análise de volume de chuva para a área produtora
Segundo ele, choveu mais nos últimos meses e a umidade acabou antecipando a etapa, que normalmente acontece entre julho e agosto. Neste ano, começou em junho e agora, no início de agosto, já está chegando ao fim, completa.
A situação é bem diferente se comparada com o ano passado, quando ainda não havia florada no mesmo período. A safra anterior foi muito aquém do esperado. A chuva atrasou muito e foi embora mais cedo, conta o especialista. Para o cultivo, o clima ideal são chuvas regulares e as temperaturas quentes, típicas do estado.
De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, a chuva já vai rareando em maio no Tocantins, depois climatologicamente, junho, julho e agosto são os três meses do auge da estiagem no estado. A chuva retorna em Outubro.
Receba o boletim semanal sobre a quantidade de água disponível no solo
Veja também: Produtor de arroz inicia preparo do solo