Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sol favorece cultura da cebola

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Os primeiros registros de cultivo de cebola foram encontrados no Egito há mais de quatro mil anos. De lá pra cá, a hortaliça vem sendo utilizada de diversas formas na alimentação, seja como tempero ou aperitivo, e se tornou peça-chave na culinária tradicional brasileira.

 

Uma das principais condições para o bom desenvolvimento dos bulbos é o tempo diário de luz que a hortaliça deve ficar exposta, cerca de 12 horas/dia. No Brasil, essa quantidade torna o ambiente adequado para o plantio da cebola, que é favorecido por temperaturas amenas, entre 15ºC e 20ºC.

 

Apesar de a plantação de cebola necessitar de dias longos, a época da maturação exige dias mais quentes e sem chuvas, sendo a faixa de 20ºC a 25ºC a mais adequada para as etapas de cultivo. Temperaturas acima de 35ºC podem ocasionar bulbificação precoce, um dos inconvenientes do plantio em épocas de verão.

 

Receba a análise de volume de chuva para a área produtora

 

Em Santa Catarina, maior produtor nacional de cebola, as chuvas dos últimos dias podem ter prejudicado a produção da hortaliça. No entanto, o meteorologista da Climatempo Alexandre Nascimento diz que o pior já passou para os cebolicultores. “A partir de quinta-feira (24), deve haver uma sequência de dias de sol, favorecendo a produção”, afirma.

 

Em nível nacional existem grandes produtores, que são responsáveis por boa parte da produção de cebola. No entanto, a cultura da hortaliça ainda tem como característica a exploração de pequenos agricultores.

 

Ao aderirem a novas tecnologias, os cebolicultores têm obtido ganhos de produtividade. Uma delas é a irrigação por gotejamento, que possibilita obtenção de bulbos uniformes e de melhor qualidade. Outro avanço no sistema de plantio tem sido o uso mais racional dos insumos, que resultam na redução de custos da cultura milenar.

 

Colaborou neste texto a estagiária Amanda Sampaio

 

Veja também: A melhor e mais completa solução de meteorologia para sua fazenda

Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas 

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias