Furacão Harvey provoca prejuízos no algodão e arroz

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A passagem do furacão Harvey pelo Texas neste final de semana provocou chuvas torrenciais e até mesmo grandes prejuízos não só no meio urbano como também aos produtores de algodão, arroz e nas regiões de extração de petróleo. No sábado à noite quando o Harvey atingiu o solo texano, os ventos passavam dos 205 km/h – sendo considerado um furacão de categoria 4. Porém, como é normal de acontecer, assim que ele atingiu o continente já se transformou em tempestade tropical. Mas mesmo assim, ainda ocasionou inundações e estragos.

 

Fonte: Goes-16 – SSEC 

 

A tendência é que esse sistema avance em direção ao meio-oeste americano, onde poderá provocar chuvas mais expressivas. Mas até o momento, não há muito riscos para as culturas de milho e soja, porque não irá atingir todas as principais regiões produtoras, como pode ser observado no mapa abaixo das chuvas acumuladas para os próximos 10 dias, segundo o modelo europeu ECMWF.

 

 

Fonte: Modelo ECMWF – acumulado de chuva em inche/unidade

cada inche ou unidade equivale a 25mm

 

Por outro lado, nas demais regiões produtoras de grãos dos Estados Unidos, os volumes de chuva previstos para esses próximos 10 dias são baixos e bem pontuais. Mas como houve registros de chuva nas últimas semanas, os solos ainda permanecem com um nível razoável de umidade, para dar pleno suporte à demanda hídrica das plantas, favorecendo portanto, o desenvolvimento das lavouras. Entretanto, algumas áreas ainda permanecerão com níveis baixos de umidade. Mas não há riscos para que venham ocorrer quebras significativas nos potenciais produtivos das lavouras, principalmente de soja.

 

Assim, tanto para essa semana, como para há primeira semana de setembro, as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de grãos dos Estados Unidos, com exceção apenas para o trigo de primavera que continuará apresentando quebras significativas em seus potenciais produtivos. 

 

 

Fonte: GFS – wxmaps

 

 

Fonte: GFS – wxmaps

 

Veja também: Queda na produção de açucar

Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas 

Fique por dentro das análises agrometeorológicas no blog do Agroclimapro. Aqui