Comportamento das chuvas para a 1° quinzena de outubro

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Enfim as chuvas começam a aparecer em grande parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, favorecendo o inicio do plantio. Porém, ficou claro o atraso das chuvas em comparação com o último ano. Desta forma, muitos agricultores têm perguntado se as chuvas irão continuar durante o mês de outubro ou se será um mês mais seco como ocorreu em setembro.

 

A previsão é que o mês de outubro seja muito diferente do mês de setembro no que diz respeito aos acumulados de chuva. Já nos primeiros dias de outubro bastante chuva está prevista para o Centro-Oeste, parte do Sul e Sudeste do Brasil, principalmente para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná,  centro sul de Minas e parte de São Paulo, associado a um intenso cavado em altos níveis da atmosfera (Figura 1).

 

No dia 02/10 a chance de temporais é alta principalmente para o centro sul de Mato Grosso e Paraná.

 

br_diaria4_semmascara

Figura 1 

 

Queda de temperatura

Na terça feira (03/10), uma massa de ar polar provoca uma queda nas temperaturas em toda Região Sul e parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, porém não haverá risco de geada. Para a primeira quinzena de outubro (Figura 2) a tendência é que as chuvas continuem ocorrendo de forma irregular, direcionadas para as regiões Centrais, Sul e Sudeste do Brasil. A Região Nordeste, principalmente, a Bahia terá um acumulado muito baixo de chuva nas primeiras semanas de outubro. Somente na faixa litorânea pode ocorrer alguma chuva isolada associada às circulações do oceano.

 

chuva15_br

Figura 2

 

Diante deste cenário, como irá se comportar as chuvas para os próximos meses? Será que teremos um verão atípico com chuvas abaixo da média e grandes períodos de estiagem?

 

Fique por dentro do melhor canal de consultoria meteorológica para sua fazenda e torne o clima seu grande aliado. Acesse: www.agroclimapro.com.br 

 

Por Vitor Hassan

Meteorologista

 

Leia também: Novo período de estiagem à vista

Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas 

Seja avisado com antecedência sobre condições de tempo severa