Clima prejudica produção de trigo em Santa Catarina

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O desempenho da safra de trigo em Santa Catarina está bem abaixo do esperado pelos produtores locais. O motivo é a falta de chuvas nas principais regiões produtoras. “ A estiagem desde agosto em todo o estado causou uma diminuição acima de 30% na produção e 26% na área plantada”, afirma João Rogério Alves, engenheiro agrônomo do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri.

 

O especialista conta que cidades produtoras como Campos NovosCanoinhas e São Bento do Sul foram afetadas pela escassez de água. Em Curitibanos, por exemplo, choveu menos de 5mm em setembro, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A média histórica para o mês é de 158mm.

 

“Muitos produtores já estão contabilizando perdas em trigo e pensando nas culturas de verão como milho e feijão. O cenário não é muito bom”, conta Alves. Felizmente o preço do grão tem se mantido estável, já que os moinhos estão bem abastecidos com trigo importado.

 

De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, a chuva nas áreas produtoras de trigo já se normalizou. Nas últimas semanas voltou a chover, em algumas áreas até com forte intensidade. A umidade foi muito bem vinda, mas houve áreas onde o trigo se acamou devido às fortes chuvas.

 

Até o final de outubro, a chuva ainda poderá causar mais problemas para o trigo em Santa Catarina. A situação ainda é de alerta para tempestades neste finalzinho da primeira quinzena. Já para o período de 16 a 20/10 a tendência é de diminuição da chuva, porém após essa data as condições de chuva forte retornam ao estado. Abaixo o mapa de chuva:

 

chuvap1_br

chuvap2_br

 

Fique por dentro das análises meteorológicas no Blog do AgrolimaPro

Venha participar do Agrotalk. O primeiro evento agrícola sobre clima e produtividade no campo.

Não fique fora deste evento. Clique aqui e saiba mais!