Previsão Climática para Novembro de 2024

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O mês de novembro marca um grande aumento dos volumes médios de precipitação sobre o Brasil. Com algumas exceções na Região Norte e também em grande parte do Nordeste, a média de precipitação em novembro supera os 140 mm. A média de precipitação supera os 180 mm em praticamente toda a Região Sul do Brasil, na maioria das áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, e também em Rondônia, no Acre, no Amazonas, no extremo sul do Pará e no Tocantins.

Na região Nordeste, novembro marca o retorno das pancadas de chuva regulares no sul do Maranhão e do Piauí no Oeste e no sul da Bahia. Mas para a maioria das áreas da região, novembro ainda é um mês de tempo seco e muito calor, sendo bastante comum a temperatura passar dos 40°C no interior dos estados.

Região Sul

Ondas de calor podem ocorrer no interior do RS, meio-oeste de SC e noroeste do PR, contribuindo para que a temperatura fique acima da média. Chove um pouco acima da média em quase todas as áreas e aumenta o risco de temporais no interior do RS e meio-oeste de SC. Comportamento das chuvas segue irregular e a segunda quinzena terá menos dias com precipitação. Possibilidade de “lestadas” no leste do PR e SC contribuindo para deixar a temperatura amena ou o calor moderado ( a “lestada” é período de alguns dias com ventos persistentes e moderados vindos da direção leste, do mar para o continente, que trazem grande dose de umidade). Mais frentes frias e quedas de temperatura no sul e leste da região.

Região Sudeste

Pancadas de chuva bastante frequentes em toda a Região e provocadas por calor e alta umidade. Grandes alternâncias entre períodos quentes e amenos. Passagem de várias frentes frias pela costa da região aumenta o risco aumentado de eventos de chuva intensa no litoral paulista e fluminense (água do mar está com temperatura acima do normal).

Região Centro-Oeste

Chuva aumenta ao longo do mês em todas as áreas da região. Volumes acima da média no centro-sul e leste do MS, sul de GO, DF e sul/oeste do MT. Possíveis “invernadas” (período de vários dias consecutivos com muita nebulosidade, chuva frequente e pouca presença do sol)  no centro-norte e leste do MT e centro-sudeste de GO por conta de corredores de umidade. Calor não deverá ser destaque na maioria das áreas, mas ainda pode ser intenso no nordeste do MT, norte de GO e centro-sul do MS.

Região Nordeste

Temperaturas aumentam em todas as áreas e o tempo seco predomina no Nordeste. Calor intenso e temperaturas acima da média no MA, PI e parte do CE. Calor intenso aumenta no interior da BA, PE, PB e RN. Queimadas ficam mais frequentes no interior da região. Chuva aumenta no oeste e sul da BA de forma gradual ao longo do mês, com expectativa de formação de corredores de corredores de umidade sobre o Centro-Oeste e Sudeste, mas que devem afetar também o oeste e sul da BA. Temporais pontuais no Recôncavo Baiano.

Região Norte

Temperaturas acima da média especialmente no PA e TO – ondas de calor ainda podem ocorrer nestas áreas. Chuva retorna com força e maior frequência ao AM, AC, RO e sul do PA. Chuva ainda muito irregular no norte/leste do PA e TO. Recuperação lenta e gradual dos rios da região.